Sociedade

Leiria e Marinha Grande vão ter ligação “rápida” de autocarro pela A8

14 set 2023 08:00

A nova linha é uma das novidades do sistema de mobilidade da região de Leiria, que abrangerá dez concelhos e entrará em funcionamento no início do próximo ano. Bilhete único, informação em tempo real dos horários e reforço da oferta entre Leiria e Pombal são outras medidas previstas.

leiria-e-marinha-grande-vao-ter-ligacao-rapida-de-autocarro-pela-a8
Utilizadores poderão circular nos dez concelhos da região de Leiria com um único bilhete
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Mais de 80% dos residentes na região de Leiria, que integra dez municípios, utilizam o automóvel nas deslocações entre casa e o trabalho ou entre a residência e a escola. Os dados são do Censos 2021 e colocam este território como o “pior” do País no que ao uso de transportes públicos diz respeito.

Ora, é precisamente para contrariar esta realidade que a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) se prepara para implementar um conjunto de alterações, com um sistema de transportes que, a partir de Janeiro, interligará os dez concelhos que a compõem (Ansião, Alvaiázere, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós).

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ