Viver

Leiria é finalista dos Óscares 2018

18 nov 2017 00:00

Software desenvolvido por professor do Politécnico de Leiria é finalista dos prémios científicos dos Óscares.

leiria-e-finalista-dos-oscares-2018-7585

O software 3D Sound Particles, desenvolvido por Nuno Fonseca, professor do Instituto Politécnico de Leiria, é um dos 32 projectos finalistas dos prémios científicos dos Óscares, que premeia avanços na tecnologia na área do cinema.

O docente explica que foi feita uma apresentação genérica, para todo o comité técnico, e outra para a comissão especializada na área do som, em Los Angeles. Os resultados serão conhecidos em Janeiro de 2018, cerca de duas semanas antes da cerimónia dos Óscares, adianta ainda Nuno Fonseca.

O Sound Particles é um software que utiliza sistemas de partículas, criando milhares de sons em simultâneo, o que origina efeitos sonoros mais complexos em tempo reduzido. Esta tecnologia está já a ser utilizada nos estúdios de Hollywood Skywalker Sound (Disney), Universal, Warner Bros, Fox, Sony, Paramount, Pinewood e Park Road.

É vocacionado para grandes produções cinematográficas e foi já utilizada em vários filmes, entre eles Batman vs. Super-Homem, The Forest, Steve Jobs, The Walk e Os Sete Magníficos.