Sociedade

Leiria distingue duas dezenas de personalidades e empresas no Dia do Município

5 mai 2023 16:00

A antiga ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, é a oradora convidada da sessão solene do Dia do Município, na qual serão atribuídas distinções honoríficas.

leiria-distingue-duas-dezenas-de-personalidades-e-empresas-no-dia-do-municipio
António José Laranjeira será distinguido a título póstumo
DR

António José Laranjeira, um dos fundadores do JORNAL DE LEIRIA falecido no ano passado, e Orlando Cardoso, que foi director deste semanário, são duas das personalidades que a Câmara de Leiria vai distinguir no Dia do Município, que se assinala a 22 de Maio. A sessão solene terá como oradora convidada a antiga ministra da Justiça, Francisca Van Dunem.

Na classe de ‘Serviços Relevantes’ a autarquia irá distinguir o Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes (grau ouro) e o Lar de São Francisco (grau prata). A ONGD Brigada do Mar, Ilda Duro, Pedro Biscaia, Rui Pedrosa, António José Laranjeira e José Pereira dos Santos (os dois últimos a título póstumo) receberão a distinção honorífica de grau cobre.

Na área da cultura, o município decidiu galardoar a Sociedade Artística Musical dos Pousos, que está a comemorar 150 anos, com a medalha de grau ouro, enquanto João Moital e Orlando Cardoso serão reconhecidos com a distinção de grau cobre.

No sector do desporto, o município vai agraciar Paulo Reis (grau ouro), Ana Sofiaa Costa e Núcleo de Espeleologia de Leiria (grau prata) e João Ferreira (grau cobre).

Na categoria empresarial, a medalha de ouro será entregue à Secil – Fábrica de Cimentos da Maceira, por ocasião da comemoração dos 100 anos da sua fundação. As empresas Martos & Cª e Victor Santos – Flores e Acessórios receberão a distinção de grau prata, com a Moldes Dionísio a ser galardoada com a medalha grau cobre. Maria Albertina Ramos, funcionária da câmara há 50 anos, será distinguida com a medalha de bons serviços e dedicação.

A sessão solene, a realizar no Teatro José Lúcio da Silva, tem início marcado para as 10 horas, com a actuação da Escola de Dança Projety Community. Seguem-se as intervenções dos presidentes da Assembleia Municipal, Antónion Sales, e da câmara, Gonçalo Lopes, e do vereador da oposição Álvaro Madureira. 

Após os discurso, terá lugar a entega de medalhas de reconhecimento. A sessão termina com a intervenção da oradora convidada, Francisca Van Dunem.

[Texto alterado às 16:40 horas com a introdução de informação relativa ao programa da sessão solene]