Covid-19

Leiria cria Fundo de Emergência Social de um milhão de euros para pós-pandemia

15 abr 2020 12:23

A pensar no retorno à normalidade possível

leiria-cria-fundo-de-emergencia-social-de-um-milhao-de-euros-para-pos-pandemia
Apoio encontra-se em fase de elaboração do regulamento municipal.
Ricardo Graça

O Município anunciou em comunicado que deu início ao processo de criação de um Fundo de Emergência Social (FES), medida que prevê a aplicação de cerca de um milhão de euros para apoio às famílias após o fim da pandemia.

Neste momento, o apoio encontra-se em fase de elaboração do regulamento municipal.

Como forma de complemento às medidas de âmbito social em vigor, este Fundo tem como objectivo minimizar as consequências da pandemia às famílias com maiores dificuldades socioeconómicas, nomeadamente em casos de redução de rendimentos, desemprego e outros cenários que obrigaram à situação de carência.

"O FES pretende ainda proteger os que, não se encontrando em particular vulnerabilidade social, se viram confrontados com algum tipo de conjuntura que interfira negativamente no seu contexto social, familiar e económico, podendo integrar áreas como apoio alimentar, habitação, saúde e outros sectores considerados essenciais.

Serão definidas e implementadas regras e critérios para a prestação deste apoio financeiro de carácter urgente e inadiável, estando abrangidos agregados familiares e pessoas isoladas, que vivam em situação económico-social de emergência."