Sociedade

Leiria: contestada pavimentação do Polis

25 fev 2021 08:59

Câmara de Leiria diz que o piso tem permeabilidade. Agência Portuguesa do Ambiente vai averiguar.

leiria-contestada-pavimentacao-do-polis
Município assegura que o piso escolhido cumpre "condições estabelecidas pela licença de utilização do domínio hídrico"
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Depois de meses de obras, as máquinas de pavimentação entraram, na semana passada, no percurso Polis, em Leiria. O resultado está a ser contestado, nomeadamente por arquitectos e urbanistas, que criticam o tipo de piso adoptado.

A Câmara já veio garantir que “não é alcatrão”, mas sim um betuminoso com “elevado grau de permeabilidade”, e que cumpre “as condições estabelecidas pela licença de utilização do domínio hídrico emitida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Entretanto, a APA que, em 2018, deu parecer favorável ao projecto de requalificação do Polis, revelou, ao JORNAL DE LEIRIA, que irá “averiguar o tipo de materiais que estão a ser implementados em obra”. O objectivo é apurar se são os mesmo que estavam previstos no projecto sujeito a análise e que “eram compatíveis com os ecossistemas em apreço”.

Ao JORNAL DE LEIRIA, a Câmara assegura que a solução adoptada era a que estava na memória descritiva e que garante “uma rápida drenagem de águas em caso de pluviosidade”. O Município refere ainda que o pavimento terá “um acabamento colorido de modo a diferenciar a via ciclável da via pedonal”.

Impacto visual “chocante”

“O impacto visual agora é chocante. Não sei se a pintura o pode minimizar”, afirma a arquitecta Ana Bonifácio, que esteve ligada ao Polis Leiria, lamentando que não tenham sido utilizados “materiais naturais”, como aqueles que estavam no local.

“O Polis foi inaugurado em 2007 e já estava aberto antes. O piso aguentou bem. É normal que, ao fim destes anos, haja necessidade de manter”, reforça a técnica, que chama a atenção para o facto de a pintura do pavimento poder diminuir a permeabilidade do piso.

Quem também não se conforma com a solução adopt

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ