Sociedade

Leiria com o maior peditório da zona centro

24 dez 2022 00:22

Liga Portuguesa Contra o Cancro apoia doentes oncológicos e suas famílias

leiria-com-o-maior-peditorio-da-zona-centro
Peditório nacional decorreu em todo o País há cerca de três semanas
DR

O concelho de Leiria foi aquele que angariou o maior valor em donativos no último peditório nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro, tendo averbado mais de 38 mil euros.

Joaquim Nunes, responsável pelo peditório em Leiria, destaca ao JORNAL DE LEIRIA a “generosidade” das pessoas e atribui ainda o sucesso ao planeamento e envolvimento de todos os voluntários.

O grupo de voluntários efectivos participa ainda em várias actividades que são desenvolvidas ao longo do ano, nomeadamente, caminhadas, festivais de sopa e fados. Todos têm o objectivo de angariar fundos para apoiar os doentes oncológicos e as suas famílias e cuidadores.

“O peditório é a principal fonte de rendimento”, assume, lembrando que nos últimos cinco anos, o concelho de Leiria angariou mais de 140 mil euros. “Devemos orgulhar-nos disso”, frisa, ao apontar que, mesmo assim, ainda é insuficiente para as necessidades da Liga.

Além do apoio que é dado aos doentes e às suas famílias, a Liga assume ainda o rastreio do cancro da mama, com as suas unidades móveis, que percorrem o concelho de Leiria.

“Para pagar estas unidades, que estão totalmente equipadas com equipamentos de diagnóstico, teríamos de fazer mais de oito peditórios”, revela.

Satisfeito com a adesão dos leirienses e dos estabelecimentos comerciais que permitem o peditório, Joaquim Nunes lamenta as ausências de quem se compromete e estar num local e falta sem aviso. “Torna tudo mais difícil, porque temos de tentar encontrar uma solução rapidamente.”

A verba angariada vai para o Núcleo Regional do Centro, que faz a gestão dos donativos na região. “Não temos qualquer apoio financeiro do Estado. As receitas que temos são apenas da generosidade dos cidadãos. Toda a ajuda é bem-vinda e há outras formas de contribuir: pode tornar-se voluntário”, diz.

Joaquim Nunes deixa o apelo a que mais pessoas possam dar “um pouco do seu tempo a esta causa”.