Viver

Leiria com dois palcos. Passagem de ano traz Quim Barreiros e Os Azeitonas à região

29 dez 2022 09:32

Concertos com entrada livre em vários concelhos

leiria-com-dois-palcos-passagem-de-ano-traz-quim-barreiros-e-os-azeitonas-a-regiao
Última noite do ano, na Praia da Vieira
DR

Os espectáculos de Quim Barreiros e Sons do Minho, na Nazaré, e de Os Azeitonas, na Praia da Vieira, são talvez os concertos mais sonantes entre os programas organizados pelas câmaras municipais da região com o objectivo de assinalar a passagem de ano, mas, nos vários concelhos, não faltam alternativas para celebrar, na última noite de 2022, em recintos de acesso gratuito que prometem animação durante longas horas.

Na Nazaré, a festa dura três dias e é já hoje, 29 de Dezembro, quinta-feira, que Quim Barreiros actua no palco sul, depois das 22:30 horas.

Amanhã, no mesmo local e à mesma hora, é a vez do agrupamento Sons do Minho, e, às 23 horas, na tenda orbital, há Roda de Samba.

Já na noite de 31 de Dezembro para 1 de Janeiro, com início às 23 horas, estão anunciados os Função Públika e vários DJ's.

Com dois palcos, além da tenda orbital, a festa na Nazaré é gratuita e concentra-se na avenida marginal, junto à praia.

Um despacho do presidente do município autoriza o alargamento do horário de funcionamento de todos os estabelecimentos de bebidas, e dos demais estabelecimentos comerciais do concelho, até às 7 horas.

Em Leiria, também com entrada livre, os concertos decorrem em dois palcos, instalados na Praça Rodrigues Lobo e no Largo do Papa Paulo VI. A transição para 2023 será acompanhada pelo lançamento de fogo de artifício, a partir do castelo.

O cartaz inclui Elsa Gomes, Ricardo Tê, Usados com Garantia e Kid Loco & Los Mysterios, com o encerramento das pistas de dança a cargo de Ruca e Nuno Fernandez.

Na Marinha Grande, a autarquia aposta na descentralização, com programas na Praia da Vieira, em São Pedro de Moel e na Moita, todos gratuitos, preenchidos por música, actividades para a infância e fogo de artifício.

Os Azeitonas tocam no Largo dos Pescadores, na Praia da Vieira, tal como o grupo Smell’s Like 90’s; na Praça Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel, actua o Nuno Esperto Trio; e no Largo da Capela, na Moita, a animação fica por conta do DJ Guilhermeinthehouse.

Pombal faz a festa, de acesso livre, com fogo de artifício lançado desde o castelo e concertos no Largo do Cardal: Banda Nice, pelas 22 horas, Akunamatata, uma hora depois das badaladas, e, a fechar, o DJ Eduardo.

A organização é da câmara em parceria com a Associação de Desenvolvimento de Iniciativas Locais (Adilpom).

No concelho de Alcobaça, é em São Martinho do Porto que tradicionalmente se concentram mais pessoas e o município anuncia um espectáculo de fogo de artifício sincronizado com música e realizado a partir de várias plataformas flutuantes colocadas no mar, que vão iluminar a baía na derradeira noite do ano, em que estão confirmados vários DJ's e a banda Kapittal.

Em Caldas da Rainha, na Expoeste, com entrada gratuita, nos dias 30 e 31 de Dezembro há música (Declínios e Smells Lile 90's na sexta-feira, Papaléguas e P*ta da Loucura no sábado) e também bares e rulotes de comida, além de fogo de artifício, para receber 2023.

Em Peniche, a passagem de ano é celebrada na Avenida do Mar, depois das 23 horas, com concerto de Xeques Orquestra e o inevitável fogo de artifício.