Abertura

Leiria com 102 casamentos entre pessoas do mesmo sexo em 10 anos

4 jun 2020 10:32

Desde que entrou em vigor a lei, no distrito de Leiria e no concelho de Ourém, houve 67 casamentos de casais masculinos e 35 entre mulheres.

leiria-com-102-casamentos-entre-pessoas-do-mesmo-sexo-em-10-anos
Dos 102 casamentos celebrados, 67 envolveram casais masculinos.
European Parliament / Flickr
Maria Anabela Silva

Faz esta sexta-feira, dia 5 de Junho, dez anos que entrou em vigor a lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Desde então, e até ao final do ano passado, já foram celebrados na região (distrito de Leiria e concelho de Ourém) 102 matrimónios enquadrados nessa legislação. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam ainda que destes casamentos cinco terminaram em divórcio.

Do total de matrimónios entre pessoas do mesmo sexo registados na região, 67 envolveram casais masculinos e 35 foram entre mulheres. Olhando para a distribuição por concelho, Leiria lidera, com 19 casamentos, seguindo-se Alcobaça e Caldas da Rainha, com 12 cada, e Nazaré com 10. Na Marinha Grande foram celebrados 9, os mesmo que em Peniche, enquanto no Bombarral e em Óbidos há registo de 8 e 7, respectivamente.

Ourém (6), Batalha (5) e Pombal (3) foram outros dos concelhos da região onde houve matrimónios entre pessoas do mesmo sexo. Em Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande e Porto de Mós não foi registado qualquer casamento.

A Opus Diversidades (ex-Opus Gay) faz uma avaliação p

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ