Viver

Leiria candidata Banco das Artes à Rede de Arte Contemporânea

26 ago 2022 14:04

Fase de adesão abre em Setembro, após despacho do ministro da Cultura

leiria-candidata-banco-das-artes-a-rede-de-arte-contemporanea
O BAG ocupa as antigas instalações do Banco de Portugal, no Largo 5 de Outubro
Ricardo Graça

No primeiro Concurso de Apoio à Programação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, com resultados divulgados este ano, na Primavera, o Teatro José Lúcio da Silva recebe um apoio de 800 mil euros para quatro anos, que contribui, já em 2022, para o maior orçamento de sempre destinado a programação naquele equipamento municipal. A Câmara Municipal de Leiria prepara- se agora para candidatar o Banco das Artes Galeria (BAG) à nova Rede Portuguesa de Arte Contemporânea, cuja fase de adesão abre em Setembro, através de uma plataforma a disponibilizar pela Direcção-Geral das Artes, depois de o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, ter assinado, no passado mês de Julho, o despacho que regulamento o processo.

Não existem, por enquanto, linhas de financiamento associadas à Rede Portuguesa de Arte Contemporânea, mas é o próprio director-geral das Artes, Américo Rodrigues, a sublinhar que o espírito da iniciativa do Governo (lançada no ano passado, através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 50/2021, de 11 de Maio) procura repetir o modelo aplicado às salas de espectáculos. “A partir de Setembro, a Rede [Portuguesa de Arte Contemporânea] entra num processo irreversível, à semelhança do que se fez com a Rede Portuguesa de Teatros e Cineteatros, que está em pleno funcionamento com 81 aderentes e 39 equipamentos financiados por todo o País”, detalhou, em Julho, citado pela agência Lusa.

Por enquanto, a intenção da autarquia de Leiria é colocar o BAG como membro fundador de um clube em que se encontram as melhores práticas, a nível nacional, explica a vereadora Anabela Graça. “Reconhecendo a importância da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea, o Município pretende candidatar o Banco das Artes Galeria com o objectivo de, por um lado, ver reconhecido o papel que este equipamento cultural tem desempenhado nos últimos anos na dinamização da arte contemporânea na região, e, por outro, estimular internamente o cumprimento de padrões de rigor e de qualidade no exercício das respectivas actividades culturais e artísticas”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ