Sociedade

Leiria avança para desinfecções, centros de análise, fundos e pedidos de material médico às cidades geminadas da China

24 mar 2020 01:42

Ontem, ao final do dia, o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, dirigiu-se à população através de um comunicado na rede social Facebook para fazer um balanço dos esforços de contenção do novo coronavírus Covid-19

leiria-avanca-para-desinfeccoes-centros-de-analise-fundos-e-pedidos-de-material-medico-as-cidades-geminadas-da-china
"Episódios como o que aconteceu no domingo, com grande concentração de pessoas no percurso Polis, não podem voltar a repetir-se", disse Gonçalo Lopes.
DR
Jacinto Silva Duro

Gonçalo Lopes anunciou novas medidas que serão adoptadas durante a próxima semana para proteger e apoiar a população.

O presidente da Câmara de Leiria revelou que, hoje, terça-feira, dia 24 de Março, será iniciada a lavagem e a desinfecção dos arruamentos e passeios, em especial junto a espaços comerciais e edifícios de saúde onde se verifica maior afluência de pessoas.

A operação também chegará às freguesias. 

No Estádio Municipal Doutor Magalhães Pessoa, serão criados gabinetes de consulta médica, salas de retiro para servir de recurso aos centros de saúde e hospitais, caso seja necessário.

Ali, será também instalado um laboratório de análises e centro de testes ao Covid-19. Gonçalo Lopes afirmou que “Leiria precisa de condições para fazer testes às pessoas da região e da área de influência do Hospital de Leiria” e que estão a ser “envidados todos os esforços para ser instalada esta unidade móvel no recinto desportivo”.

“Estão a ser criadas no estádio e nos pavilhões desportivos, zonas de isolamento para poder receber, em contingência de necessidade de isolamento em grande massa”.

A autarquia está ainda a promover uma campanha de recolha de material médico, que será oferecido às instituições que estão a prestar serviços de saúde, à Protecção Civil e lares. O ponto de recolha é o quartel dos Bombeiros Municipais de Leiria

O autarca apelou ainda aos empresários que tenham esses materiais e que dele não necessitem, por terem as suas empresas encerrados, que o disponibilizem àqueles que mais irão necessitar dele nos próximos dias. 

Gonçalo Lopes revelou igualmente que a Câmara de Leiria está a tentar adquirir material de apoio médico, para servir de suporte a profissionais de saúde e elementos da Protecção Civil, através dos contactos internacionais nas cidades geminadas da China.

Apoio da área social

A Rede Solidária 65+ vai apoiar as pessoas idosas em situação de isolamento ou com doença crónica comprovada com a entrega ao domicílio de bens alimentares, medicamentos e artigos de primeira necessidade, de forma a evitar a sua exposição ao coronavírus. 

“Será criado um fundo municipal de emergência para apoio a indivíduos e famílias expostas a grande fragilidade social e económica, com o valor de 1,28 milhões de euros, ou seja, cerca de 20% da receita do IRS do Município de Leiria, este ano”, avançou o presidente da Câmara.

O autarca assegurou que os serviços essenciais, como a recolha o lixo, o abastecimento de água e de combustíveis, cuidados de saúde e serviços de segurança não irão parar e que os munícipes podem contar com o esforço de centenas de profissionais que tudo farão para os ajudar a ultrapassar esta crise.

"Unidos temos um poder incrível. Somos Leiria. Vamos Vencer", Gonçalo Lopes

 

"O espírito solidário e de entreajuda é muito mais forte do que o medo."

Gonçalo Lopes concluiu a intervenção apelando a todos para que se mantenham nas suas residências e que cumpram as indicações das autoridades de saúde e de segurança.

"Episódios como o que aconteceu no domingo, com grande concentração de pessoas no percurso Polis, não podem voltar a repetir-se. Temos a obrigação de respeitar todos aqueles que se estão a sacrificar e temos de proteger os nossos pais e avós que estão numa situação especial de risco. Unidos temos um poder incrível. Somos Leiria. Vamos Vencer."