Sociedade

Leiria avança com elaboração de plano de mobilidade

9 fev 2023 09:30

Depois da proposta falhada em 2014, que ficou na gaveta, município vai elaborar novo documento "articulado" com os municípios vizinhos.

leiria-avanca-com-elaboracao-de-plano-de-mobilidade
Transportes públicos é uma das áreas a ter em conta no estudo de mobilidade
Ricardo Graça

O Município de Leiria vai avançar com a elaboração de um plano de mobilidade, “em articulação” com o Plano de Acção de Mobilidade Urbana Sustentável da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL).

A informação foi avançada na última reunião de câmara pelo vereador Luís Lopes, em resposta a um pedido de esclarecimentos do vereador da oposição Álvaro Madureira. O eleito, recém-desfiliado do PSD, desafiou o executivo a apresentar um plano de mobilidade, “a ser discutido e enriquecido com os contributos dos eleitos, da população e das freguesias” e que aponte caminhos para “as próximas décadas”.

“A mobilidade tem cada vez mais dificuldades. Falta estacionamento, não sabemos o que se quer para a rodoviária ou como será a ligação da linha de alta velocidade e as outras vias, nem quando haverá ligação do IC9 àA1, prevista em PDM para a zona da Chainça”, criticou Álvaro Madureira.

Luís Lopes reconhece que o plano de mobilidade, “enquadrado” com os municípios vizinhos, “é uma necessidade”, adiantando que a sua elaboração avançará nos “próximos meses”. Segundo o vereador, parte do trabalho efectuado em 2014, no âmbito da proposta de plano que não chegou a ser aprovada e que ficou na gaveta, será aproveitada, com as “devidas actualizações”.

“Queremos um plano que sirva para o médio e o longo prazo e que responda às necessidades efectivas de Leiria, cidade e concelho, e que esteja articulado com o plano de acção para a mobilidade da CIMRL”, afirmou o vereador, assegurando que a discussão pública do documento será feita “de forma aberta, com todos os leirienses”.