Sociedade

Leiria aprova votos de louvor  a D. António Marto e Fernando Elias

22 fev 2022 20:10

Município reconhece “importantíssimo” contributo dada à comunidade pelo agora bispo emérito de Leiria-Fátima e pelo professor Fernando Elias.

Cardeal António Marto é agora bispo emérito de Leiria-Fátima
Cardeal António Marto é agora bispo emérito de Leiria-Fátima
Ricardo Graça
Fernando Elias dirigiu o Agrupamento de Escolas de Colmeias ao longo de 27 anos
Fernando Elias dirigiu o Agrupamento de Escolas de Colmeias ao longo de 27 anos

O Município de Leiria aprovou, esta tarde, um voto de louvor a D. António Marto, agora bispo emérito da diocese, e outro ao professor Fernando Elias.

O louvor a D. António Marto surge num momento em que o bispo se preparar para deixar as funções e expressa “o importantíssimo contributo” que deu à comunidade da região ao longo dos quase 16 anos em que serviu a diocese.

Nesse reconhecimento, a autarquia agradece o desempenho do cardeal, que contribuiu “decisivamente para a elevação a nível nacional e internacional da região de Leiria, bem como para o desenvolvimento social e a promoção do bem-estar dos seus habitantes mais desfavorecidos”. 

No voto de louvor, aprovado por unanimidade, é recordado o percurso de D. António Marto, que pediu a resignação ao cargo de bispo de Leiria-Fátima, por motivos de idade e de saúde. Será substituído por D. José Ornelas, até agora titular da diocese de Setúbal, que preside à Conferência Episcopal Portuguesa, cuja tomada de posse está marcada para o dia 13 de Março. 

Em reunião de câmara foi também aprovado um voto de louvor a Fernando Elias, que recentemente se aposentou e deixou o cargo de director do Agrupamento de Escolas de Colmeias, instituição que “serviu de forma inspiradora e comprometida ao longo dos últimos 27 anos”. 

No texto aprovado é sublinhada a paixão que o docente dedicou “às causas da educação em geral e, de forma particular, à defesa e trabalho em prol de uma escola pública de qualidade”. 

A par desse atributo, o documento reconhece a Fernando Elias “a capacidade de liderança humanista, solidária e compassiva, promotora do envolvimento dos diferentes actores, e a sua visão estratégica, assente na autonomia e no envolvimento de todos”. 

Fernando Elias “foi e é um pensador da escola e da educação, um homem de convicções e discurso inspirador, com uma obra imaterial. Deixa uma escola inovadora e transformadora, capaz de servir todos e cada um dos seus alunos”, pode ler-se no texto que sustenta o voto de louvor.