Sociedade

Leiria acolhe vigília em memória das vítimas da Sida

14 mai 2022 16:55

Encontro realiza-se amanhã, pelas 20 horas, junto à Fonte Luminosa (Praça de Goa Damão e Diu).

leiria-acolhe-vigilia-em-memoria-das-vitimas-da-sida
Praça de Goa Damão e Diu (Fonte Luminosa) é o local escolhido para a vigília
Ricardo Graça

Leiria é uma das nove cidades portuguesas a aderir à vigília internacional em memória das vítimas da Sida (International AIDS Candlelight Memorial), que realiza este domingo, dia 15.

No caso de Leiria, o encontro decorrerá na praça de Goa, Damão e Diu (Fonte Luminosa) e tem início pelas 20 horas. Segundo a organização, a cargo do Movimento LGBTI Leiria, será “uma forma de assinalar o International AIDS Candlelight Memorial Day e de relembrar a importância do tema em questão”.

A iniciativa pretende ser "uma homenagem às pessoas que perderam a vida com Sida". Numa nota de imprensa, aquele movimento explica que a vigília afirmar-se-á também como "uma demonstração de apoio para com as pessoas que vivem com VIH/Sida e uma forma de crescimento colectivo, presença e união”.

Além de Leiria, em Portugal haverá vigílias nas cidades do Funchal, Lisboa, Miranda do Douro, Ponta Delgada, Porto, Torres Vedras, Vila Nova de Gaia e Viseu.

A iniciativa está englobada no International AIDS Candlelight Memorial que se realiza desde 1983, para "lembrar todas as pessoas que morreram vítimas da Sida".