Sociedade

Leiria acolhe congresso sobre o papel social das artes

18 mar 2024 18:27

Sessão de abertura acontece no dia 21, quinta-feira, no Teatro Miguel Franco, em Leiria

leiria-acolhe-congresso-sobre-o-papel-social-das-artes
Fotógrafa hispano-brasileira Angélica Dass inaugurará exposição Humanæ
Fotografia: Fundação Ibere

“O papel transformador que as artes têm assumido na esfera social”, será uma das reflexões propostas pelo Congresso Tecer Comunidades: Caminhos das Artes na Intervenção Social, na Educação e na Cidadania, que contará com a fotógrafa hispano-brasileira Angélica Dass a dar testemunhos e a mostrar a sua arte.

A sessão de abertura acontece no dia 21, quinta-feira, no Teatro Miguel Franco, em Leiria, às 9:30 horas, seguindo-se várias oficinas em espaços públicos da cidade.

No dia seguinte, os trabalhos regressam ao Miguel Franco, onde também acontecerá a sessão de encerramento.

A iniciativa abordará o protagonismo das Artes, da Intervenção Social, da Educação, da Mediação Artístico-Cultural, da Inclusão e da Cidadania, a nível social.

O último dia do congresso coincide com a inauguração, às 18:30 horas, da exposição Humanæ, de Angélica Dass, conhecida por combinar fotografia com sociologia e pela sua participação na defesa dos direitos humanos.

A mostra manter-se-á patente em frente ao Banco das Artes Galeria (BAG), até dia 14 de Abril.

Esta exposição, que consiste numa colecção de retratos que mostram a diversidade humana, já percorreu mais de 80 cidades de todo o mundo, nomeadamente, no fórum económico mundial de Davos e na revista National Geographic.

Angélica Dass descreve Humanæ como uma obra fotográfica “em constante evolução que propõe uma reflexão invulgarmente directa sobre a cor da pele”, de modo a salientar que a maior qualidade do ser humano é “a sua diversidade”.

Esta iniciativa é organizada pelo CEIS20-Universidade de Coimbra, pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Leiria, pelo Município de Leiria e Núcleo Distrital de Leiria da EAPN (Rede Europeia Anti Pobreza) de Portugal.

O Plano Nacional de Artes, a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), a Fundação Caixa de Crédito de Leiria, o Agrupamento de Escolas dos Marrazes, a Arquivo Livraria, o Centro de Formação LeiriMar, a União de Freguesias Marrazes e Barosa e o ATLAS Leiria, são os parceiros deste evento.

Humanæ, o projecto é um inventário cromático que reflete sobre as cores, além das fronteiras de nossos códigos, usando como referência o sistema de cores PANTONE.

É como se Angélica criasse uma paleta da pele das pessoas baseada no Pantone Humano.

O Humanæ vem com o forte intuito de abolir a discriminação e encorajar o diálogo sobre os estereótipos e preconceitos que condicionam nossas percepções.