Viver

Leiria 2017, um ano rico em eventos e animação

2 fev 2017 00:00

Leiria apresentou as iniciativas culturais concelho para 2017, com novidades e o reforço de alguns eventos. Entre as estreias, estão um evento de música e dança com o Lis como palco, o Festival Beira Rio, uma Ópera ao pôr-do-Sol e o Leiria Design

leiria-2017-um-ano-rico-em-eventos-e-animacao-5859
Jacinto Silva Duro

Nos museus de Leiria, o ano cultural vai arrancar com uma exposição para dar a conhecer quatro artistas do século XX, que foram reconhecidos nacional e internacionalmente e que são quase desconhecidos em Leiria.

São eles os pintores Lino António e Narciso Costa, o escultor Luís Fernandes, e o arquitecto António Varela, que serão alvo da exposição Nós, que estará patente no m|i|mo, no primeiro trimestre deste ano. Mas haverá mais mostras.

Entre Abril e Dezembro, o premiado Museu de Leiria vai acolher uma importante exposição de arte sacra, sob a temática mariana e voltada para o centenário das "aparições" em Fátima, co-organizada pela autarquia e pela Diocese de Leiria-Fátima.

No primeiro trimestre deste ano, as ruas da cidade serão usadas como galeria para expor e dar a conhecer o trabalho de dois dos mais importantes autores da banda desenhada portuguesa, Sérgio Luiz e Guy Manuel, irmãos nascidos e criados em Leiria. Será a mostra intitulada Rebeldes, nome inspirado no Boneco Rebelde, uma das suas mais conhecidas criações.

Também ao ar livre haverá espaço para a criação de arte urbana. Leiria oferece as suas paredes a esta manifestação artística, permitindo, ao longo de todo o ano, em alguns locais, que o writter Ricardo Romero realize uma residência artística.

Ruas abertas à cultura
Sem sair das ruas de Leiria, entre 30 de Maio e 4 de Junho, o Festival A Porta, organizado pela Meia-dúzia e meia de Gatos Pingados, também volta a ocupar o centro histórico, para mostrar que há zonas nobres em Leiria, além da Praça Rodrigues Lobo.

O evento acontecerá no Jardim de Camões, rua direita, e Parque tenente-coronel Jaime Filipe da Fonseca. Entre 27 e 28 de Maio. a recriação histórica Leiria Há cem anos volta-se para a Grande Guerra e para o início da participação das força expedicionária lusa no conflito, em 1917.

Certamente, os teatros de rua colocarão em destaque a partida dos soldados e as crónicas da guerra escritas pelo padre-soldado José Lacerda. O Regimento de Artilharia n.º4, de Leiria, vai colaborar com uma exposição nesta recriação organizada pela Associação de Folclore da Alta Estremadura e autarquia.

Deixemos as ruas e procuremos o recato interior e do espírito. A poesia vai estar em destaque, este ano, com um novo evento. Falamos da Ronda Poética, organizada pela Arquivo Livraria e pela Câmara Municipal, entre 17 e 21 de Março, em locais como o Museu de Leiria, Centro de Diálogo Intercultural, biblioteca municipal, m|i|mo, Teatro Miguel Franco e na própria Arquivo Livraria.

Aliado a esta ronda, haverá a primeira edição do Prémio de Poesia Francisco Rodrigues Lobo – Arquivo Livraria/Fundação Caixa Agrícola de Leiria, que está já a receber candidaturas.

Música em cidade de melómanos
Numa cidade onde existe um melómano em cada esquina e uma banda em cada garagem, não faltam, na programação de 2017, vários eventos ligados à música e aos vários estilos musicais, do pop-rock ao jazz, passando pela música erudita e clássica.

Até final de Março, a montra da nova música nacional Clap Your Hand and Say F3st, organizada pela Fade In, Omnichord Records e Rastilhos Records, vai continuar a animar o Teatro Miguel Franco, sempre com um concerto duplo, com uma banda local e outra nacional. No Dia dos Namorados, 14 de Fevereiro, André Sardet, toca no Teatro José Lúcio da Silva, logo seguido, no dia 23, de Luísa Sobral e a 23 de Março, será a vez de Ana Bacalhau, vocalista dos Deolinda, actuar no mesmo palco, acompanhada pela Orquestra de Jazz de Leiria.

Entre Junho e Julho, o Orfeão de Leiria organiza o 35.º Festival Música em Leiria, seguindo-se, nos dias 10 e 11 de Junho, o Festival Beira Rio, com o percurso Polis, o Jardim Hermano Saraiva e o Museu de Leiria como palcos.

Está também prevista ópera ao pôr-do-sol, um projecto em parceria com os municípios da Batalha e Porto de Mós. Os criativos Luís Fernandes, a 24 de Fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, Ernst Korrodi, no dia 25 de Março, nas Caves Vidigal/Quinta do Cónego, e Lino António, no dia 28 de Abril, no Museu de Leiria, serão recordados pelo Orfeão, no âmbito da iniciativa Concertos com História.

A 8 de Julho, a Sociedade Artística Musical dos Pousos organiza o Projecto Pavilhão Mozart, no Teatro Miguel Franco, um trabalho conjunto com o Estabelecimento Prisional de Leiria.

Villa Portela estreia-se como centro de artes
O cinema volta em força com eventos como a Festa do Cinema Francês, em Outubro, o ciclo de cinema documental Hádoc, em Fevereiro e Março, e o Cinema Vadio, nos fins-de-semana de Julho, com filmes ao ar livre, promovidos pela associação ecO, e o Leiria Film Fest, organizado por Bruno Carnide e Cátia Biscaia.

Numa das mais aguardadas estreias, o ano de 2017 vai levar até ao Centro de Artes Villa Portela o primeiro evento que o espaço acolherá, depois da sua cedência ao município. Juntamente com o Museu de Leiria, acolherá parte do festival Metadança, entre Abril e Maio.


Mas será o Leiria Design que acontecerá entre 26 de Junho e 2 de Julho, que vai marcar o seu arranque como espaço cultural. "Ainda sem obras e quase no estado original, este espaço nobre vai receber esta mostra de design", adianta o vereador da Cultura, Gonçalo Lopes.

Teatro, Entremuralhas e recriação medieval
Te-Ato, O Nariz e Leirena vão estar, mais uma vez, em destaque na programação teatral deste ano. O Te-Ato faz 40 anos de actividade e, entre outras acções, vai organizar a Sinopse - Festival de Teatro - Mostra de peças de Curta Duração, entre Abril e Maio. O Leirena Teatro também volta a levar o teatro às freguesias e a Leiria com o festival Novos Ventos, em Junho e Julho.

Por fim, o Festival Acaso leva, durante um mês, teatro à cidade e a outros concelhos da região. A organização é d'O Nariz e acontece entre 28 de Setembro e 28 de Outubro.

O Castelo abre as suas muralhas ao Festival Gótico Entremuralhas, entre 24 e 26 de Agosto, para um dos mais sui generis eventos musicais nacionais, mas, antes, entre 21 e 23 de Julho, a fortaleza servirá como máquina do tempo e levará os visitantes até à Corte do rei D. Duarte.

Será mais um capítulo da Leiria Medieval e, este ano, o tema será este infante e herdeiro da Coroa e a sua ligação com a cidade do Lis. No resto do ano, para a cidade, estão ainda programados eventos como o Prove Leiria Doçaria, a Leiria Cidade Natal e a cada vez mais concorrida Passagem de ano.



Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo