Abertura
Lavar as mãos: um gesto simples que pode salvar vidas
As infecções hospitalares põem em risco a vida dos utentes. Cuidados banais com a desinfecção das mãos poderiam evitar muitos casos. O uso de antibióticos deve ser cuidadoso
Na urgência de Leiria, uma mulher de 66 anos deu entrada com sintomas respiratórios: dor no peito ao respirar, tosse e falta de ar, sem febre. O diagnóstico confirmou uma pneumonia. A paciente, que entrou consciente e orientada, com um quadro clínico estável, não apresentava grandes co-morbilidades.
Após o agravamento do diagnóstico de pneumonia pneumocócica, a paciente foi submetida a ventilação mecânica invasiva, um procedimento essencial, mas que, como tantos outros em ambiente hospitalar, não está isento de riscos. Dias depois, e após apresentar melhorias significativas, o seu estado clínico agravou-se subitamente: febre, queda da pressão arterial, e sinais de infecção generalizada, explica João Morgado.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.