Sociedade

Lares que mais parecem resorts

19 abr 2018 00:00

Muito mais do que casas feitas para acolher idosos, os lares de terceira idade são hoje espaços acolhedores, onde não faltam serviços que os aproximam dos melhores hotéis

lares-que-mais-parecem-resorts-8532
Daniela Franco Sousa

Em Alcobaça, um casal de octogenários decidiu regressar a Portugal após longas décadas de trabalho nos Estados Unidos. Depois de procurar, optou por fazer do Solar de Cister a sua casa. E não é caso único, explica Sónia Fernandes, membro da equipa técnica desta residência para idosos, onde outros casais emigrantes, regressados do Reino Unido e de França, decidiram voltar ao País, mas directamente para uma casa que sintam como sua, onde podem partilhar o seu quarto ou suite, e usufruir de um programa vasto de animação sem deixar de conviver com outras pessoas.

Têm cada vez menos aparência e também têm cada vez menos rotinas associadas a um lar de idosos. Nos últimos anos, têm vindo a proliferar na região de Leiria as residências e as quintas destinadas a idosos, cujo leque de serviços e de valências os aproxima mais de um hotel, de uma herdade turística ou de uma segunda habitação.

Liberdade de horários, serviços como cabeleireiro e esteticista, hortas, ou capelas tornam estes equipamentos em espaços aprazíveis, onde cada utente pode preencher o dia com actividades diversificadas. No caso do Solar de Cister, a residência distingue-se pela sua proposta de animação, que é intensa e variada. Da agenda fazem parte sessões de teatro, de cinema, ginástica, aulas de música ou a horta biológica, exemplifica Sónia Fernandes.

E quase todos os dias se assinala uma efeméride, seja o Dia da Rádio, da Fotografia ou do Beijo, expõe a técnica. Quem prefere permanecer mais tranquilo tem ao dispor salas sossegadas, com televisão. Mas quem prefere confraternizar pode optar por salas de convívio ou pelas zonas ajardinadas, onde se promovem passeios e jogos tradicionais, acrescenta Sónia Fernandes.

Alimentar animais e passear na quinta
Já na Quinta dos Avós, privilegia -se o contacto com a natureza e com os animais. Tendo como preocupação principal oferecer a melhor qualidade de vida aos seus utentes, este lar de apoio a idosos, do Coimbrão, Leiria, alia à qualidade das instalações uma vasta área exterior, com jardins e cavalariças.

Ana Morgado, que há 16 anos decidiu trocar o emprego numa cimenteira para abraçar este projecto, explica que a mais-valia da sua Quinta dos Avós é mesmo a área exterior, uma mancha verde de cerca de 10 mil metros quadrados, onde “há jardins, cabritos, patos, perus, o burro, os cisnes, os gansos e até um papagaio”.

Existem alguns idosos que não dispensam alimentar os animais desta quinta. E quando está bom tempo, o espaço exterior e os bichos são atractivos especiais em torno dos quais se juntam as famílias em visita. O som do animais e os cheiros do chá e ervas aromáticas convidam a visitas longas que animam os idosos.

Quanto aos horários de visita são outro ponto a salientar neste lar. Ana Morgado, sócia-gerente, salienta que é permitida grande flexibilidade no horário das visitas e que até as refeições podem ser tomadas na companhia da família. “Há casos em que o familiar pretende dar a refeição ao utente e há casos onde a própria família chega para comer também, na companhia do idoso”, expõe a responsável.

No interior da Quinta, privilegia- se o espaço, e por isso a capacidade máxima de ocupação do equipamento é apenas de 30 utentes, explica Ana Morgado. Além das actividades de animação regular, a Quinta dos Avós conta com ginásio e fisioterapia, salão de cabeleireiro e capela, nota ainda a sócia-gerente.

Arquitectado para não parecer um lar

Marcos Sanches, sócio da Residência Fátima Sénior, também explica ao JORNAL DE LEIRIA que aquele espaço foi concebido para reunir uma “oferta inovadora e diferenciada”. A começar pela própria concepção física do espaço. Inaugurada em Agosto, a Residência Fátima Sénior “é um espaço de aspecto moderno, que em nada se parece com um lar”, salienta Marcos Sanches, lembrando que, para esse efeito foi solicitado o apoio de uma designer.

O espaço conta com uma equipa multidisciplinar, passando por uma animadora social e enfermeiros disponíveis a tempo inteiro, também pela presença regular de uma médica; conta ainda com uma clínica integrada, onde se prestam consultas de várias especialidades, análises clínicas e exames complementares de diagnóstico.

Mas, a essa segurança e tranquilidade garantidas pelos serviços e pela equipa, o Residência Fátima Sénior associa valências menos convencionais, como o cabeleiro, a esteticista, várias salas de convívio, capela e três mil metros quadrados de área verde, com circuito sensorial (umpercurso pedonal com passagem por várias estações de água e repuxos e flores) e zona

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ