Sociedade

Lar da Felicidade cria “bairro para idosos” e famílias vulneráveis

1 fev 2023 15:15

IPSS investe 442 mil euros em modelo de habitação colaborativa e comunitária em Pombal

lar-da-felicidade-cria-bairro-para-idosos-e-familias-vulneraveis
Projecto resulta de uma cooperação com o Centro Distrital de Leiria da Segurança Social, apadrinhada pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho
CM Pombal

O Lar da Felicidade – Associação de Solidariedade Social, de Meirinhas, no concelho de Pombal, vai investir 442 mil euros para a construção de unidades habitacionais independentes, destinadas a famílias, pessoas idosas, pessoas deficiência e outras, em situação de vulnerabilidade social. 

Com o apoio do Município de Pombal, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a nova valência terá capacidade para 17 utentes.

O projecto tem como objectivos a “estimulação e potenciamento das capacidades das pessoas e famílias na definição de um plano de acção de base comunitária que permita a sua convivência e partilha de interesses”, refere o Município de Pombal em comunicado.

Além disso, a iniciativa pretende promover a interacção social, intergeracionalidade e inclusão social dos seus residentes, promover a entreajuda e espírito de comunidade, proporcionar segurança, conforto e independência a todos os residentes, complementando a oferta com uma gama variada de actividades sociais e culturais, entre outros fins.

O modelo de habitação colaborativa e comunitária visa “dotar o território de mais uma resposta social inovadora”, defende o presidente do Município de Pombal, Pedro Pimpão, citado no comunicado.

A habitação colaborativa vai complementar as outras respostas sociais da instituição, designadamente Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário.