Sociedade

Lance Amstrong por um dia? As Subidas Épicas estão à sua espera

24 out 2016 00:00

O projecto Bike Roads oferece cinco percursos que imitam a experiência de uma etapa de alta montanha.

lance-amstrong-por-um-dia-as-subidas-epicas-estao-a-sua-espera-5232

Mesmo quem não acompanha a alta roda do ciclismo já ouviu falar da Vuelta, do Tour e do Giro. Ouviu falar dos escândalos com doping, sim, mas também das proezas em altitudes de cortar a respiração.

A magia da modalidade está aí, na fronteira entre o esforço dos atletas e os cenários que nos devolvem rapidamente à condição de mortais. Ora, o projecto Bike Roads oferece cinco percursos que imitam a experiência de uma etapa de alta montanha como aquelas que o pelotão ataca em Espanha, França e Itália. São as Subidas Épicas, nas Aldeias de Xisto, que juntam horizontes grandiosos com encostas desafiantes. Preparados?

Todas as Subidas Épicas apresentam sinalética que transmite aos utilizadores o intervalo que os separa do cume, a altitude e a inclinação no próximo quilómetro. Alguns destes percursos servem já de base a eventos de ciclismo.

É esse o segredo: a distância, as características do terreno e o desnível acumulado permitem replicar as sensações vividas pelos profissionais nas provas mais carismáticas do calendário internacional.

Há duas Subidas Épicas que atravessam o distrito de Leiria e ambas têm como prato principal a Serra da Lousã. 

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.