Sociedade

La Table: as nações unidas à volta da gastronomia

1 set 2018 00:00

Cozinha italiana e francesa na Estrada dos Marinheiros, em Leiria.

la-table-as-nacoes-unidas-a-volta-da-gastronomia-9171

Quatro idiomas oficiais e 26 cantões, num território onde cabe duas vezes Portugal, transformam a república federal da Suíça num caldeirão de culturas, que se manifestam à mesa. 

Depois de 31 anos a viver em terras helvéticas, Fernando e Fátima Dionízio regressam a casa para abrir um restaurante que se inspira em várias tradições gastronómicas, com destaque para a cozinha de França e de Itália. 

Da Suíça, país que alberga uma das quatro sedes das Nações Unidas, Fernando Dionízio traz a experiência no sector da restauração, primeiro junto dos tachos e panelas, depois na frente de sala, mais próximo dos clientes, mas também um chef com quem trabalha há vários anos na missão de promover o diálogo entre os povos do mundo, uma refeição de cada vez. 

No La Table, em Leiria, cruzam-se o muito italiano antipasto de bife tártaro, mozzarella, presunto, molho pesto e legumes grelhados (entrada para duas pessoas, 14 euros); a massa tagliollini St. Marzano com tomates frescos e burrata (12,50 euros); o polvo de inspiração portuguesa façon la table, com azeite, batata a murro e legumes (15 euros); o peito de leitão (14,50 euros); o clássico francês tournedos Rossini, ou seja, filet mignonde vaca e foie gras, com risotto e legumes (17,50 euros); ou mesmo a salada La Tagliatta, com carne de vaca fatiada ao sal de Guérande e raspas de queijo parmesão (10,50 euros), tudo isto numa ementa com mais de 30 entradas, incluindo pratos vegetarian

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ