Sociedade

Judiciária de Leiria detém cinco raptores de criança sujeita a tentativa de abuso sexual

23 jun 2021 12:39

"Usando grande violência, os suspeitos terão raptado a menor, no intuito de a constrangerem a 'casar'"

judiciaria-de-leiria-detem-cinco-raptores-de-crianca-sujeita-a-tentativa-de-abuso-sexual
Força de Segurança deteve os suspeitos em Leiria e Marinha Grande
Ricardo Graça/Arquivo

O Departamento de Investigação Criminal de Leiria e a Directoria do Centro da Polícia Judiciária (PJ) detiveram na madrugada de ontem cinco suspeitos de crimes de rapto, tentativa de homicídio, abuso sexual de criança e danos com arma de fogo, nas cidades de Leiria e da Marinha Grande.

A força de segurança agiu em cumprimento de mandados emitidos pelo DIAP de Leiria.

Segundo a PJ, "um sexto indivíduo foi igualmente localizado e identificado como estando envolvido na consumação destes crimes".

Em comunicado, a Judiciária revela que os factos imputados aos suspeitos decorreram "num fim-de-semana do corrente mês, como reacção ao facto de familiares de uma menina, de 13 anos de idade, não aceitarem o casamento dela com um rapaz da mesma idade".

Estes reagiram a tiro contra o pai da menor, "provocando danos com arma de fogo em diversos bens, nomeadamente numa casa de habitação e numa viatura".

"Usando grande violência, os suspeitos terão raptado a menor, no intuito de a constrangerem a 'casar' com o rapaz e a manter relacionamento sexual, acabando a vítima por ser libertada, no dia seguinte, pelos presumíveis raptores."

Segundo a polícia, os detidos possuem idades entre os 26 e os 51 anos, sendo três homens e duas mulheres, sem ocupação laboral conhecida, todos com antecedentes policiais e alguns com antecedentes criminais.

Os detidos serão presentes à Autoridade Judiciária, "para aplicação de medidas de coacção tidas por adequadas".