Sociedade

Jovens voluntários recuperam habitações de famílias carenciadas em Óbidos

3 ago 2023 15:30

“Estes gestos permitem que as pessoas voltem a sonhar”, diz o presidente da Câmara de Óbidos, entidade parceria da Just a Change neste projecto.

jovens-voluntarios-recuperam-habitacoes-de-familias-carenciadas-em-obidos
Desde 2016, o projecto da Just a Change já recuperou 28 casas
DR

Os jovens voluntários da Associação Just a Change estão de regresso a Óbidos para mais acção de recuperação de casas de famílias carenciadas.

Este ano, a iniciativa envolve 27 voluntários, que, desde o dia 22 de Julho e até 6 de Agosto, estão a participar na reabilitação de três habitações, uma na freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa e duas na Freguesia do Vau.

A iniciativa, que decorre pelo sétimo ano no concelho e que conta com a parceria da câmara, já permitiu recuperar 28 habitações. Segundo uma nota do município, as intervenções implicaram um investimento de 183 mil euros, não só da autarquia, mas também de outras entidades, nomeadamente, empresas.

Citado naquele comunicado, o presidente da câmara salienta que a parceria entre o município e a equipa Just a Change “tem sido muito importante para as famílias em Óbidos”. A convicção de Filipe Daniel é que a “recuperação de casas acaba por ser um gesto que permite que as pessoas voltem a sonhar e a ter uma vida mais confortável e digna”.

Por seu lado, Sofia Cotrim, gestora de projectos da Associação Just a Change, frisa que o objetivo é “melhorar a vida das famílias ali presentes”. Além do trabalho efectivo nas casas destes três agregados, realizado pelos voluntários da associação, “é notória a relação de amizade construída com as famílias, que também participam de forma motivada nas obras de restauração das próprias casas”.

Naquela nota de imprensa, o município explica que a sinalização e avaliação das condições sócio-económicas dos agregados familiares abrangidos é da responsabilidade do Serviço de Coesão Social do município.

“Pretende-se ainda activar toda a comunidade envolvente, contando com a colaboração efectiva das Juntas de Freguesia e Instituições Particulares de Solidariedade Social da área de residência e também dos próprios beneficiários”, acrescenta a câmara.

A Just a Change é uma associação sem fins lucrativos que reabilita casas de pessoas carenciadas, tendo como principal objectivo a luta contra a pobreza habitacional em Portugal, mobilizando os recursos necessários à execução de obras.