Sociedade

Jovens voluntários ajudam instituições da Batalha

6 ago 2018 00:00

Cerca de 150 jovens ajudam outros nas férias escolares.

jovens-voluntarios-ajudam-instituicoes-da-batalha-9054
Jacinto Silva Duro

Até 14 de Setembro, 150 jovens aderiram ao Programa Municipal de Voluntariado Jovem e encontram-se a realizar diferentes tarefas de apoio às instituições locais, bombeiros, diferentes serviços municipais e apoio no canil municipal.

Em vez de ficarem em casa a jogar consola ou a ver televisão, os jovens com idades entre os 14 e os 25 anos optaram por se tornarem úteis e ajudarem quem mais precisa.

O programa de voluntariado é promovido pelo Município da Batalha, em parceria com as instituições sociais locais e os Bombeiros Voluntários da Batalha, concretizando acções de voluntariado jovem, no período das férias escolares.

O objectivo é proporcionar aos jovens residentes no concelho "uma experiência de voluntariado e de participação cívica em diferentes projectos", refere uma nota da autarquia, que informa que os jovens podem optar por realizar uma actividade voluntária durante um período pretendido, entre os meses de Julho e Setembro, no apoio a idosos e crianças, saúde, biblioteca, cultura/património, turismo, loja social e canil municipal.

Paulo Batista Santos, presidente do Município da Batalha, considera que “o sucesso do Programa Municipal de Voluntariado releva bem a generosidade e a dinâmica dos jovens locais, constituindo uma aposta ganha e para reforçar no futuro”.

“Para o próximo ano, estamos a ponderar alargar as actividades de voluntariado a acções de prevenção e promoção da Natureza e Floresta”, remata.