Saúde

Jovens oncologistas preocupados com falta de conhecimento sobre o cancro

23 nov 2015 00:00

O desconhecimento da população portuguesa sobre os problemas oncológicos está entre as principais preocupações manifestadas pelos profissionais mais jovens.

jovens-oncologistas-preocupados-com-falta-de-conhecimento-sobre-o-cancro-2529

Segundo um inquérito sobre as percepções e preocupações destes profissionais, dado a conhecer no Simpósio Nacional da Sociedade Portuguesa de Oncologia, que reuniu mais de 250 oncologistas em Monte Real, Leiria, 20% dos inquiridos chegam a afirmar que o doente oncológico em Portugal está “pouco informado”, no que diz respeito ao tratamento, direitos e informação sobre a sua doença.

Em comunicado, a Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) refere que o estudo revela que 76% dos inquiridos identificam a falta de conhecimento da população portuguesa, no que diz respeito aos problemas oncológicos, como uma das maiores dificuldades na luta contra o cancro. A mesma percentagem de inquiridos afirma ainda que os portugueses estão pouco informados sobre prevenção e tratamento do cancro.

“Na SPO acreditamos que actualidade e o futuro da oncologia só poderão beneficiar da interacção frequente entre os nossos especialistas mais experientes e as novas gerações de profissionais de saúde. É por essa razão, que quisemos ouvir e perceber as preocupações dos profissionais mais jovens, e fazer esta reflexão conjunta no simpósio”, afirma Gabriela Sousa, presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia, citada na nota de imprensa.

O inquérito foi aplicado a um universo de 600 profissionais de saúde ligados à oncologia a exercer actividade em Portugal, com dez ou mais de 30 anos de especialidade. Para constituição da amostra foram apenas consideradas as respostas dos profissionais entre os 25 e os 34 anos. Os dados foram recolhidos entre Março e Outubro, e apresentam um erro máximo de 10% para um intervalo de confiança de 90%.