Sociedade

Jovens do norte de Leiria aprendem com sapadores a fazer um "Salvamento na Cidade"

24 jul 2021 12:22

Programa CLDS 4G Leiria Norte – Projecto “Sentir o território” conta com participantes de quatro freguesias

jovens-do-norte-de-leiria-aprendem-com-sapadores-a-fazer-um-salvamento-na-cidade
Jovens vão participar com Sapadores de Leiria em acção de team building
Ricardo Graça/Arquivo

Vários jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos das freguesias da Bajouca, do Coimbrão, da União de Freguesias de Monte Real e Carvide e União de Freguesias de Monte Redondo e Carreira, do concelho de Leiria, vão, em conjunto com os Bombeiros Sapadores de Leiria, participar, no dia 5 de Agosto, numa actividade de “team building, na cidade de Leiria, sobre o que fazer no caso de uma catástrofe.

Sob o tema: “Salvamento na Cidade”, os jovens que participam no programa CLDS 4G Leiria Norte – Projecto “Sentir o território” integram o programa “Universidade Júnior”, cuja duração é de uma semana e trabalha no desenvolvimento de aptidões práticas, em vez da tendência exclusiva para o uso das tecnologias.

“Pretende-se promover um desenvolvimento harmonioso das suas competências pessoais, sociais e profissionais, incluindo temáticas como o empreendedorismo, o voluntariado, o associativismo, a protecção civil, entre outras”, refere a entidade promotora, a Associação de Desenvolvimento e Apoio Social da Freguesia do Coimbrão, num comunicado enviado à Redacção do JORNAL DE LEIRIA.

No âmbito desta iniciativa, pretende-se promover a inclusão social e o desenvolvimento local em quatro freguesias do norte do concelho de Leiria, que foram “palco de calamidades”, como os incêndios de 2017, a tempestade Leslie, ou até a Covid-19.

Este projecto tem previstas várias actividades na área da cidadania e da protecção civil e pretende, ao longo de três anos, produzir materiais e promover acções de sensibilização e proteção às populações.

O projecto “sentir o território” tem também como missão reforçar a ideia de que a Protecção Civil é responsabilidade e dever de todos: entidades públicas e privadas e cidadãos. É uma tarefa cívica e por isso é importante promover uma cultura de segurança e responsabilidade na comunidade, através da adopção de comportamentos adequados, relativamente ao território envolvente e é por isso que as entidades como as acima referidas e envolvidas nestas actividades se encontram empenhadas em criar e capacitar a população local para actuação em prevenção e emergência em situações de calamidade”, avança Cláudia Duarte, coordenadora CLDS 4G Leiria Norte - Projecto "Sentir o Território".