Sociedade

Jovens de Ourém criam baloiço que virou atracção turística

11 jul 2020 12:00

Baloiço fica na serra de Alburitel e até já foi palco de um pedido de casamento.

jovens-de-ourem-criam-baloico-que-virou-atraccao-turistica
João Gonçalves, Ricardo Bento e Francisco Sousa foram os mentores da ideia
Maria Anabela Silva
Maria Anabela Silva

“Dizem que os jovens não têm ideias, mas têm e esta foi brutal”. As palavras são de Nelson Silva, residente em Tomar, e referem-se ao baloiço do Talegre, criado por iniciativa de um grupo de jovens de Ourém e que, nas últimas semanas, tem levado centenas de pessoas à serra de Alburitel.

João Gonçalves, Francisco Sousa e Ricardo Bento, os mentores, contam que a ideia surgiu “entre petiscos”. Queriam criar algo que pudesse “valorizar um local emblemático da freguesia”, situado no alto da serra e onde existe um marco geodésico, que a população baptizou por Talegre.

“É um espaço que as pessoas da terra apreciam muito. Queríamos que outros pudessem também tirar prazer deste local”, recorda João Gonçalves. A opção pelo baloiço surgiu após uma visita à serra da Lousã, onde existe um semelhante, o de Trevim.

Idealizado o projecto, era necessário o aval da Junta de Freguesia para avançar com a sua concretização. A reunião no local aconteceu no dia 1 de Maio e no dia seguinte os troncos que sustentam o baloiço “já estavam no ar”.

Duas semanas depois, era inaugurada esta primeira fase dos trabalhos, que incluiu a limpeza do espaço e a colocação de bancos em madeira, feitos pelos jovens com ajuda de outros populares. Houve ainda empresas que cederam materiais, o mesmo acontecendo com a Junta.

Com a ajuda das redes sociais, o baloiço tornou-se, em poucas semanas, um ponto de atracção à serra de Alburitel. “Já aqui encontrámos pessoas de Lisboa, do Algarve e do Norte do País. Não estávamos à espera deste impacto”, assume João Gonçalves, contando que o local até já foi palco de um pe

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ