Sociedade

Jovem maestrina de Porto de Mós coordena música em paróquia alemã

23 fev 2020 13:00

Nascida em Alqueidão da Serra, Jacinta Pereira tem outros projectos musicais.

jovem-maestrina-de-porto-de-mos-coordena-musica-em-paroquia-alema
Na Alemanha há sete anos, Jacinta Pereira tem formação superior em órgão e música sacra.
DR
Maria Anabela Silva

Nasceu para a vida e para a música em Alqueidão da Serra, concelho de Porto de Mós, mas é na Alemanha que Jacinta Pereira, de 30 anos, tem feito carreira. Actualmente desempenha a função de “músico de igreja” na paróquia de Crailsheim, cidade com cerca de 35 mil habitantes localizada no sul do país. Coordena toda a parte musical da paróquia, incluindo a direcção do coro e as aulas de iniciação à música em dois infantários geridos pela Igreja Católica. Em paralelo, integra dois projectos musicais.

Jacinta Pereira fez a sua primeira formação musical na escola de Música do Alqueidão da Serra, na altura uma parceria com o Orfeão de Leiria, onde foi aluna de órgão de João Santos, antigo organista do Santuário de Fátima. A partir de 2004 frequentou o Orfeão de Leiria para aprofundar os seus conhecimentos musicais.

Seguiu-se o ingresso na Escola Superior de Música de Lisboa, para frequentar a licenciatura em órgão. Ao mesmo tempo, aprofundava o gosto pela música sacra, tendo estudado canto no Conservatório Nacional e formado um coro infantil em Lisboa. “Não queria estar agarrada a um só instrumento”, conta.

Terminada a licenciatura, ainda sonhou fazer o curso de música sacra da Universidade Católica, no Porto, mas &ldqu

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ