Sociedade

A jovem laranja que foi empurrada para a JSD por uma dirigente do PCP

12 fev 2016 00:00

Margarida Balseiro Lopes é a segunda deputada mais nova da Assembleia da República

a-jovem-laranja-que-foi-empurrada-para-a-jsd-por-uma-dirigente-do-pcp-3042
Maria Anabela Silva

Nasceu em terra tradicionalmente comunista e, por isso, campo “difícil” para a social-democracia. Mas foi por 'culpa' de uma dirigente da Juventude Comunista do seu concelho, Marinha Grande, que Margarida Balseiro Lopes aderiu à 'jota' do PSD. Tinha então 15 anos.

Mais de uma década depois, estreou-se, em Outubro último, como deputada na Assembleia da República, tornando-se, aos 26 anos, a parlamentar mais nova da bancada laranja e a segunda mais jovem de todo o hemiciclo. Cem dias após a tomada de posse do novo parlamento, que se completaram na semana passada, fomos conhecer o seu percurso político e profissional.

Não sabe precisar com que idade foi 'mordida' pelo bichinho da participação cívica. Lembra-se que, desde nova, tinha opinião sobre “quase tudo” e não se coibia de a dar. Fosse em casa ou na escola. Seria, no entanto, nas aulas de Francês do 10.º ano que recebeu o empurrão final para aderir ao um partido político, quando, no meio de uma discussão sobre questões sociais, uma colega de turma, que “era militante da Juventude Comunista”, se virou para ela e lhe disse: 'Estavas bem era na JSD'. A frase bateu-lhe.

“Não fui logo a correr preencher a ficha de inscrição, mas fui ler e procurar informação. Percebi facilmente que me enquadrava no PSD”, recorda ao JORNAL DE LEIRIA. Naquela época, a JSD não tinha qualquer estrutura na Marinha Grande, pelo que se inscreveu em Leiria, onde teve as suas primeiras experiências político-partidárias.

Seria depois eleita presidente da concelhia da JSD da Marinha Grande, seguindo-se a liderança da distrital, cargo que exerceu durante quatro anos e que deixou no último congresso da JSD, realizado no final de Janeiro. Actualmente, é secretária-geral da JSD nacional.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo