Sociedade

Jovem de Leiria vai trabalhar imagens para a NASA

18 mai 2017 00:00

Estudante de doutoramento no ISCTE, Ricardo Monteiro realizou a licenciatura e mestrado em Engenharia Electrotécnica na Escola Superior de Tecnologia e Gestão.

jovem-de-leiria-vai-trabalhar-imagens-para-a-nasa-6483

Washington, nos Estados Unidos, será a casa de Ricardo Monteiro, 27 anos, a partir de 3 de Junho. Pelo menos é assim que espera, se o visto que aguarda chegar a tempo de iniciar dentro do prazo o estágio de seis meses na NASA - Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço.

Estudante de doutoramento no ISCTE, Ricardo Monteiro realizou a licenciatura e mestrado em Engenharia Electrotécnica na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Instituto Politécnico de Leiria, onde se candidatou a uma bolsa de iniciação à investigação no Instituto de Telecomunicações (IT) em Leiria.

“Isso permitiu-me começar a ter contacto com a investigação e com pessoas muito dotadas a nível intelectual, que me fizeram ver o que era a investigação, o que era tirar um mestrado a sério, o que era fazer uma publicação científica e o que era fazer um doutoramento. Isso abriu- -me os olhos para toda esta comunidade que existe”, revela.

No IT iniciou a investigação com base no processamento de imagem, o que o levou a optar por fazer a tese de doutoramento nesta área, no ISCTE, “porque o IPL não faz doutoramentos”, justifica.

“Muito do meu trabalho mais relevante que já foi publicado no estrangeiro tem a ver com a utilização de transformações geométricas, que é basicamente tentar perceber a informação tridimensional de uma cena com vários pontos de vista e tentar utilizar isso para melhorar a própria codificação do conteúdo.”

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.