Sociedade

Jovem de Leiria cria vestido de talheres exposto em Manhattan

9 nov 2017 00:00

Estudante de design gráfico em Nova Iorque.

Fotografia: DR
Raquel de Sousa Silva

É natural de Leiria, tem 20 anos e está no terceiro ano da licenciatura em design gráfico na School of Visual Arts, em Manhattan, Nova Iorque. Recentemente, Filipa Querido Mota viu um trabalho seu ser seleccionado para a exposição One-of-a-Kind Luxury, organizada pela Madison Avenue Business Improvement District em parceria com várias lojas de luxo desta rua daquela cidade americana, para a promoção dos bens e serviços das mesmas.

Esta exposição prolonga-se até 15 deste mês e o vestido criado pela jovem de Leiria é um dos 18 trabalhos seleccionados. O que tem de especial? Foi feito com talheres. Isso mesmo: garfos, colheres e conchas. A jovem criou ainda uma mala.

Como é que surgiu a ideia? Kevin O'Callaghan, professor da aula de 3D Design, desafiou os alunos do terceiro e quarto anos a escolherem um objecto e a criarem uma peça de vestuário ou acessório a partir do mesmo. “Quando o projecto me foi apresentado, pensei logo em como os dentes de garfos, quando encaixados, se assemelham a um zíper em ponto grande. A minha primeira ideia consistia em criar uma mala com utensílios de cozinha e garfos a servirem de fecho”, explica a jovem ao JORNAL DE LEIRIA.

Mas aquele professor sugeriu que criasse também um vestido e usasse a mala como algo complementar. “Os garfos foram, por sorte, perfeitos para o design do vestido, uma vez que quando dispostos lado a lado e em camadas criam um efeito de franja, semelhante aos vestidos flapper usados nos anos 20”.

A fazer o penúltimo ano do curso, Filipa Mota tem esperança que o facto de o trabalho ter sido escolhido para esta exposição lhe abras portas no futuro, em termos profissionais. “Ter uma peça feita por mim e o meu nome numa das áreas mais luxuosas de Manhattan é uma distinção muito grande.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
SAIBA COMO
EVENTOS