Sociedade
Jovem de Fátima integra projecto alemão para converter metanol sintético em gasolina
A missão de Telma Moreira passa por desenvolver um modelo para o processo de conversão
Quando no secundário escolheu a área de Ciências e Tecnologia, Telma Moreira sonhava trabalhar numa plataforma petrolífera. Acreditava que tinha de haver forma de melhorar processos e tornar menos negra a nuvem que paira sobre os combustíveis fósseis. Dez anos depois de terminar o ensino secundário, que fez no Centro de Estudos de Fátima, a jovem, de 27 anos, integra um projecto de investigação na Alemanha focado em aumentar a produção de gasolina “sustentável”, a partir da conversão de metanol sintético.
Formada em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico, onde tirou também o mestrado, mudou-se para a Alemanha, em 2022, inicialmente com o objectivo de aprender a língua. “Sabia que, se queria uma oportunidade na minha área, era fundamental, saber alemão”, diz Telma Moreira.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.