Viver

José Pires: "Pretendemos [fazer] o que ainda não foi feito com os agentes culturais locais”

2 jan 2022 09:29

Director do Teatro José Lúcio da Silva quer parcerias para criação com agentes culturais locais

jose-pires-pretendemos-fazer-o-que-ainda-nao-foi-feito-com-os-agentes-culturais-locais
José Pires: "Durante a pandemia cumprimos com os compromissos assumidos"
Ricardo Graça

Já conseguiram resolver todos os espectáculos adiados por força dos vários confinamentos?
Sim, à data de hoje todos os espectáculos adiados foram realizados, bem como regularizados os adiantamentos efectuados a artistas, nos termos das imposições legais e éticas.

Tem sido um processo complexo?
Além de complexo tem sido triste. As resoluções ministeriais e as orientações da DGS, foram e são quase que diárias, e com adaptações imediatas. Felizmente, a equipa do TJLS disponibilizou-se mesmo fora de horas para que no dia seguinte conseguíssemos abrir portas ao público com as devidas imposições e orientações. Para o público de Leiria, à equipa do Teatro, bem como à tutela (Município de Leiria), deixo um gigantesco obrigado, nestes tempos de incerteza.

Houve espectáculos cancelados?
Felizmente, devido ao esforço da equipa do Teatro, aos agentes e artistas, não tivemos um único espectáculo cancelado, tendo sido todos adiados e já realizados.

No geral, por causa da pandemia, o Teatro José Lúcio da Silva e o Teatro Miguel Franco perderam espectadores e receitas face a anos anteriores?
Sim, no ano de 2020 face aos anos anteriores e em específico no ano de 2019, diria que sem precedentes, tivemos menos 58.697 espectadores em sala no Teatro José Lúcio da Silva e, consequentemente, menos 425 mil euros de receita de bilheteira, e, em espaço público, menos 79.527 espectadores e menos 432 mil euros de receita de bilheteira. No Teatro Miguel Franco, menos 19.916 espectadores e menos 13 mil euros de receita de bilheteira. No Cine-Teatro de Monte Real, menos 310 espectadores e menos 2.500 euros de receita.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ