Desporto

José Morais, o bicampeão sul-coreano, preferia umas fintas a ter de passar

6 nov 2020 09:25

Técnico do Jeonbuk Motors cresceu na Praia da Vieira e foi extremo-direito do Vieirense

jose-morais-o-bicampeao-sul-coreano-preferia-umas-fintas-a-ter-de-passar
José Morais é o terceiro da fila de baixo a contar da esquerda nesta equipa do Vieirense. Leonel Bernardo é o capitão
DR

Leonel Bernardo era Hrubesch, “por causa do alemão que marcava muitos golos de cabeça”. José Morais era simplesmente Morais. Juntos, apresentavam-se como o terror dos adversários do Vieirense naqueles inícios da década de 80 do século passado.

Um ficou-se por ali e é proprietário de um restaurante na Praia da Vieira. O outro é treinador de futebol, acabado se se sagrar bicampeão sul-coreano pelo Jeonbuk Motors. 

É verdade. O técnico que foi observador de José Mourinho no Inter de Milão, no Chelsea e no Real Madrid e que acaba de vencer a K League nasceu no Cuanza Norte, em Angola, mas passou a adolescência na região.

Eram os tempos da descolonização e o rapaz veio de África com a “tia Filomena” para a Praia da Vieira, por volta de 1976. Morava “ali, perto de onde agora é o café do cinema”.

José Morais festejou mais um título na K League (Foto: Jeonbuk Motors)

 

A bola acompanhava-o sempre e cedo arranjou um grupo de amigos, daqueles que têm apenas e só uma actividade. Queriam jogar à bola, fosse na praia, na paragem da Rodoviária Nacional ou nos pelados lá da terra.

“Sempre foi muito brincalhão, mas também bastante reservado”, recorda Leonel Bernardo, um desses “grandes amigos” de infância.

Na verdade, Leonel até foi das pessoas que mais beneficiou com o talento de José Morais, ao serviço do Vieirense. “Era muito bom jogador. Alinhava a extremo-direito e eu, que jogava a ponta-de-lança, marquei muitos golos à custa dele.”.

No entanto, também tinha alguns defeitos, daqueles naturais naquelas idades. “Gostava de fazer as fintas dele, já de passar não gostava tanto”, recorda, entre sorrisos, o goleador.

Morais passou primeiro pelo Grupo Desportivo da Praia da Vieira, mas foi no Industrial Desportivo Vieirense que fizeram dupla. Jogaram juntos nos juvenis, nos juniores e foram chamados aos seniores em simultâneo, também com Neto e Chavinha, quando os mais velhos, na maioria pescadores, tinham ido ao meixão.

Leonel Bernardo guarda com carinho o cartão de futebolista de José Morais (Foto: DR)

 

O treinador do Jeonbuk ainda passou pela União de Leiria, regressou ao Campo Albano Tomé Féteira para os seniores, e entretanto deixou

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ