Viver

José Milhazes no primeiro dia do festival literário Miscellanea em Pedrógão Grande

21 jun 2023 17:45

Livros, conferências, cinema, teatro, música, poesia, dança, contos, oficinas e magia, até domingo, em Pedrógão Grande, no festival Miscellanea

jose-milhazes-no-primeiro-dia-do-festival-literario-miscellanea-em-pedrogao-grande
O autor de “A Mais Breve História da Rússia” vai estar na Casa da Cultura
DR

No primeiro dia do festival literário Miscellanea, inaugurado esta quarta-feira, pela manhã, José Milhazes vai falar sobre o livro A Mais Breve História da Rússia, numa sessão com início às 21:30 horas, na Casa da Cultura de Pedrógão Grande.

Meia hora antes, está anunciado o evento “Mestre Paulo Soares, o homem que faz falar guitarras”.

Apresentações de livros e feira, conferências, conversas com autores, sessões de autógrafos, cinema, teatro, música, poesia, dança, contos, oficinas e magia, preenchem, até domingo, 25 de Junho, o programa do festival Miscellanea, em Pedrógão Grande, sob o mote “É com palavras que construímos o mundo”.

Amanhã, quinta-feira, destaca-se a conversa com o escritor João Reis, autor de Cadernos de Água e Se com Pétalas ou Ossos, a ter lugar na biblioteca municipal, onde também se vai realizar o espectáculo Viajeiros, com narração de Sofia Moniz e Alex Lima.

Na sexta-feira, 23, há prosa e poesia deambulante com teatro de rua, a escritora Isabel Ricardo participa em vários momentos com leitores e Raul Minh'alma fala na Casa da Cultura de Pedrógão Grande, antes do espectáculo de José Rebola (vocalista dos Anaquim) com poesia, música e imagem.

Até domingo, Pedro Chagas Freitas, Mário Augusto e José Fanha também vão estar no festival Miscellanea, tal como Milu Loureiro, André Madaleno, João Gouveia Monteiro, Lurdes Breda e Carolina Pascoal.

No conjunto das diversas artes, como a música e a dança, entre outras, além da literatura, o cartaz inclui, ainda, António Graça de Abreu, Daniela Claro, Jaime Monsanto, Frei Rui Lopes, Filipe Lima, Raquel Santos e João Fanha, Telmo Melo, Luís Porto, Joana Biscaia e o grupo Sons de Casconha.

O certame é promovido pelo Município de Pedrógão Grande, que ambiciona estabelecer “um dos maiores festivais de literatura do país”.

Intitulado em referência à obra de Miguel Leitão de Andrada, escritor e jurista natural de Pedrógão Grande que nasceu no século XVI, o Miscellanea decorre de 21 a 25 de Junho de 2023.

Durante cinco dias, diferentes espaços do concelho, como a Casa Municipal da Cultura, a Biblioteca Municipal, o Centro de Interpretação Turística e o Jardim da Devesa, “acolherão uma programação cultural rica, variada e apelativa, dirigida a todos os públicos, desde as crianças até às famílias”, lê-se numa nota divulgada pela Câmara de Pedrógão Grande.

O evento conta com um programa diversificado com a presença de personalidades de relevo da literatura nacional, das artes performativas e da música”, informa a autarquia.

O festival Miscellanea vai contemplar deslocações de escritores às escolas de Graça e Vila Facaia, zonas atingidas pelos grandes incêndios de 2017.