Sociedade

José Manuel Moura deixa Protecção Civil

28 dez 2016 00:00

Comandante natural de Caldas da Rainha vai ser substituído por Rui Esteves

jose-manuel-moura-deixa-proteccao-civil-5646

O comandante nacional operacional da Protecção Civil, José Manuel Moura, vai deixar o cargo e ser substituído por Rui Esteves, actual comandante distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco, avançou à Lusa uma fonte ligada à nova nomeação. 

A mesma fonte adiantou que José Manuel Moura, que tomou posse como comandante do Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS), em Dezembro de 2012, foi informado desta decisão na passada terça-feira. 

A proposta de substituição de José Manuel Moura por Rui Esteves foi feita pelo novo presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil, Joaquim Leitão, e aceite pelo Ministério da Administração Interna, informou a mesma fonte. 

Todos os comandantes distritais de Operações de Socorro estavam em comissão de serviço quando o actual Governo assumiu funções. 

A mesma fonte sublinhou ainda que a substituição de José Manuel Moura, natural de Caldas da Rainha, não está relacionada com a época de incêndios deste Verão.

Licenciado em Gestão e Doutorando em Ciências do Risco, José Manuel Moura exerceu vários cargos na administração pública. É perito da União Europeia em matéria de protecção civil, tendo integrado e chefiado diversas missões internacionais no âmbito do Mecanismo Europeu de Protecção Civil.

Foi comandante distrital de operações de socorro de Leiria, de onde saiu para o cargo mais elevado da estrutura nacional da Protecção Civil.