Sociedade

Jornal Presente encerra no final do ano

15 nov 2018 00:00

Última edição será publicada no dia 27 de Dezembro

jornal-presente-encerra-no-final-do-ano-9483

A Diocese Leiria-Fátima vai deixar de ter um órgão de comunicação social oficial impresso, com o encerramento do jornal Presente no final do ano.

 Numa nota publicada na página da Diocese Leiria-Fátima, pode-se ler o comunicado assinado pelo bispo da diocese António Marto, que refere que o jornal Presente irá publicar o seu último número no dia 27 de Dezembro, após seis anos.

 “Quando, em 2006, cheguei a esta Diocese, fui confrontado com a situação de termos dois jornais eclesiais, que constituíam um pesado encargo económico difícil de sustentar. Recordo que, desde os inícios da década de 90, nos diversos órgãos diocesanos se questionava a existência de dois semanários numa diocese com poucos recursos como a nossa”, refere D. António Marto.  

Segundo o bispo, a decisão foi tomada com base nos prejuízos financeiros do órgão de comunicação social e após auscultação dos diversos órgãos consultivos da Diocese, tais como "o Conselho Diocesano para os Assuntos Económicos, o Colégio de Consultores, representantes do Conselho Pastoral e do Conselho Presbiteral bem como os responsáveis da Fundação Signis que suporta institucionalmente o jornal".  

Durante a sua existência, o jornal “apresentou sempre um pesado saldo negativo, resultado dos inevitáveis encargos financeiros e das reduzidas receitas que conseguiu garantir, não obstante terem sido feitas inúmeras iniciativas que não obtiveram o resultado desejado, entre as quais uma campanha de assinaturas nas paróquias e a passagem da edição de semanal a quinzenal”, refere o bispo.  

D. António Marto salientou que “a comunicação passará a ser feita através dos meios digitais, estando prevista uma forma de informação que possa ser impressa em casa ou nas comunidades de modo a incluir nos destinatários aquelas pessoas que não têm acesso às plataformas de comunicação informática".  

“Depois de ouvir o Conselho Presbiteral e o Conselho Diocesano para os Assuntos Económicos, que se pronunciaram no sentido de se manter apenas um órgão de comunicação diocesano, em 2012, nomeei uma comissão com a tarefa de avaliar a situação dos dois jornais e de elaborar um plano de remodelação dos meios de comunicação da Diocese”, contou o bispo da Diocese Leiria-Fátima.  

A conclusão da comissão foi que seria “necessária uma remodelação substancial dos meios de comunicação, de modo a procurar sustentabilidade económica e a renovar a forma de comunicar”.  

Foi proposto “que se encerrassem os dois jornais existentes, criando um novo jornal, centrado no campo eclesial”.

 “Estabeleceu-se um prazo de cinco anos para verificar se este novo órgão poderia ser financeiramente sustentável. O jornal Presente, que teve início em maio de 2013, cumpriu claramente, no campo da comunicação, os objetivos que tinham sido assumidos e prestou um bom serviço à Diocese, através de uma imagem renovada e de conteúdos bem elaborados. Foi, sem dúvida, um bom meio de informação e comunicação que ajudou muitas pessoas a sintonizar com a Igreja diocesana”, realçou D. António Marto.  

No entanto, “tendo em conta os elevados encargos associados à sua publicação, a queda de assinaturas, o facto de se usar cada vez mais a informação digital, e face à atual situação financeira da Diocese, foi decidido encerrar, no final do próximo mês de Dezembro o jornal “.