Sociedade

JORNAL DE LEIRIA oferece sementes e desafia leitores a criar floresta autóctone

23 nov 2021 14:18

Para assinalar o Dia da Floresta Autóctone

jornal-de-leiria-oferece-sementes-e-desafia-leitores-a-criar-floresta-autoctone
JORNAL DE LEIRIA celebra Dia da Floresta Autóctone
DR

Para assinalar o Dia da Floresta Autóctone, que hoje se celebra, equipas do JORNAL DE LEIRIA e do Projecto Liberta-te andarão, na quinta-feira, dia 25 de Novembro, por Leiria a oferecer, saquinhas com sementes e bolotas de árvores originárias do nosso País, para promover o crescimento da floresta autóctone.

No âmbito da campanha Eu Sou Autóctone, desafiamos os nossos leitores a semear carvalhos, sobreiros ou castanheiros, entre outras espécies e, com este gesto a melhorar a fertilidade do espaço rural, o equilíbrio biológico das paisagens, a diversidade dos recursos genéticos e a regulação do clima, através do sequestro de carbono da atmosfera.

No dia 25, a partir das 21:30 horas, na página de Facebook do JORNAL DE LEIRIA, o Projecto Liberta-te, parceiro do jornal nesta iniciativa, dinamiza a oficina gratuita Espécies autóctones nas hortas e espaços verdes, onde explicará a importância das florestas autóctones, abordará a permacultura, ensinará como incorporar espécies autóctones nos nossos espaços e novas formas de semear.  

Floresta de Carvalho cerquinho autóctone - Leiria
Bosque autóctone de carvalho cerquinho nos arredores de Leiria (Foto: Ricardo Graça) 

Para saber mais sobre este e outros temas ligados à permacultura e práticas sustentáveis, na sua plataforma digital e na sua página do Facebook, o Liberta-te ensina a fazer hortas, a preparar solos, a cultivar cogumelos, a criar galinhas, entre outras acções, através de lições online e de consultoria, sempre na óptica da permacultura.

Na sessão desta quinta-feira, irá ensinar ainda a utilizar bolas de argila - clay balls - para plantar sementes sem revolver o solo.