Sociedade

Jornal de Leiria ganha prémio com reportagem sobre inclusão

22 set 2021 17:20

Trabalho Pedro viveu “quase 30 anos na rua”, realizado por Anabela Silva e Ricardo Graça, conquistou o primeiro lugar na categoria de Imprensa Regional

jornal-de-leiria-ganha-premio-com-reportagem-sobre-inclusao
Cerimónia de entrega dos prémios decorrerá no dia 14 de Outubro, na Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira
Ricardo Graça/Arquivo

A jornalista do JORNAL DE LEIRIA, Anabela Silva, e o fotojornalista Ricardo Graça, conquistaram o 1.º prémio na categoria de Imprensa Regional da III Edição do Prémio de Jornalismo “Analisar a pobreza na Imprensa”, com o trabalho Pedro viveu “quase 30 anos na rua”. Agora, “tem uma cama em condições”, publicado a 22 de Outubro de 2020.

A reportagem premiada conta a história de Pedro Gonçalves, sem abrigo durante quase 30 anos. Arrumador de carros e com uma vida de vícios, Pedro foi tirado da rua pelo projecto Morada Certa, promovido pela associação InPusar.

O homem mostrou querer começar do zero e referiu, na ocasião, ser bom “acordar de manhã e poder ir para debaixo do chuveiro” ou, simplesmente, “ter uma cama em condições para descansar”.

Segundo a informação avançada pela Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN) Portugal, a entidade promotora do concurso, o obejctivo deste prémio é distinguir trabalhos jornalísticos “que abordem a pobreza e a exclusão social de forma digna, livre de preconceito e de outras representações”.

Os 38 trabalhos jornalísticos seleccionados, 18 nacionais e 20 regionais, foram avaliados pelo Júri dos Concelhos Locais de Cidadãos e pelo Júri da academia.

Os vencedores receberão um certificado e uma peça assinada pela artista Teresa Almeida.

A cerimónia de entrega dos prémios decorrerá no dia 14 de Outubro, às 17:30 horas, na Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira.

A nível nacional, o 1º prémio foi conquistado pela jornalista Ana Tulha e pelo fotojornalista Rui Oliveira, com o trabalho Os sem-abrigo da Covia, publicado na revista Notícias Magazine. Gonçalo Fonseca, do Expresso, conquistou o segundo lugar, e Ana Mafalda Inácio e Paulo Pranger, do Diário de Notícias, foram distinguidos com a terceira posição. Na categoria Imprensa Regional, o segundo lugar foi conquistado por Altino Pinto, do Jornal + Aguiar da Beira, e o terceiro por Maria Simiris, do Jornal Barlavento.