Desporto

Jorge Jesus já era rei em Leiria e “nas tácticas dava nó a todos”

19 nov 2019 09:17

Treinador português está a dois pontos de conquistar o Brasileirão e quem lidou com ele na União de Leiria não está surpreendido.

jorge-jesus-ja-era-rei-em-leiria-e-nas-tacticas-dava-no-a-todos
Jorge Jesus orientou União de Leiria em 2005/06
Arquivo JL

Maciel teve uma boa escola em Leiria. Teve como técnicos José Mourinho, primeiro, e depois Jorge Jesus, que agora se prepara para contrariar os preconceitos com que foi recebido do outro lado do Atlântico e conquistar o Brasileirão.

Com a vitória sobre o Grêmio de Porto Alegre está a dois pontos de isso acontecer e o antigo avançado brasileiro não está surpreendido com o sucesso. “Era muito disciplinador e perfeccionista, dedicado e muito inteligente em suas estratégias. Tacticamente, se não for o melhor, está, com certeza, entre os cinco melhores do Mundo.” 

Em declarações ao JORNAL DE LEIRIA, recordou o golpe de asa, mas também a exigência do actual treinador do Flamengo, com quem trabalhou no Magalhães Pessoa em 2005/06. “Não aceitava que os jogadores errassem durante o jogo aquilo que tinha sido treinado diariamente, até porque fazia muitas repetições."

"Também não admitia indisciplina dos atletas ou que colocassem o dedo nos seus trabalhos, mas deixava o jogador à-vontade dentro do campo e a equipa jogava um belo futebol”, recorda o brasileiro que, naquela época, foi o futebolista mais utilizado da União de Leiria. Na 1.ª Liga somou 31 jogos, 2.777 minutos e seis golos. 

“O cara já era fera em clubes pequenos e nas tácticas dava nó a todos.” Também sabia retirar o melhor de cada jogador. “O Harison chegou do Ponte Preta para jogar como médio criativo, mas não passava a bola. Jorge Jesus parou o treino e perguntou-lhe se pensava que era o Zico (risos). Disse-lhe: 'a partir de hoje vais jogar a volante (trinco) e só dás dois toques na bola'. Acabou por encontrar a melhor posição para o Haris

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ