Sociedade

Jorge Jardim, o piloto que morreu hoje no Gerês, é de Leiria

8 ago 2020 19:59

Foi director da Escola de Pilotagem do Aeroclube de Leiria, e actualmente, era examinador de candidatos a piloto

jorge-jardim-o-piloto-que-morreu-hoje-no-geres-e-de-leiria
Jorge Jardim tinha 65 anos e sofreu uma paragem cardio-respiratória, após embate no chão do avião que pilotava no Lindoso
Facebook
Jacinto Silva Duro

Jorge Jardim, o piloto que hoje faleceu no combate às chamas no Gerês, após o seu avião Canadair se despenhar, era residente em Leiria, cidade que tornou seu lar há décadas.

Foi director da Escola de Pilotagem do Aeroclube de Leiria, e actualmente, era examinador de candidatos a piloto.

"Piloto qualquer um pode ser com o curso, mas para ser aviador tem de se ser uma excelente pessoa além de bom piloto. E ele era um excelente aviador", diz Afonso Dinis, membro e antigo presidente do Aeroclube de Leiria.

Jorge Jardim era natural de Maputo, Moçambique, tendo feito instrução na África do Sul como piloto de helicópteros e de avião. Fixou-se em Leiria, onde casou, e trabalhou na aviação comercial. Nos últimos anos, dedicou-se ao combate aéreo de incêndios. 



Este ano, o piloto de 65 anos estava contratado pela empresa Ocean Sky. Faleceu após uma manobra de reabastecimento de água na Barragem do Alto Lindoso, tendo o aparelho despenhado, a cerca de 1 km da fronteira com a Galiza, já no lado espanhol.

"Ele pilotava desde os 20 e poucos anos. Era uma pessoa com um alto grau de profissionalismo e um excelente instrutor. Era um homem de grande coração que ajudou muitas das entidades por onde passou", recorda Afonso Dinis, sublinhando a afabilidade de Jorge Jardim, que lhe valeu amigos em todo o Mundo. 

"É uma perda imensa. O Jorge era um amigo e um excelente profissional", resume.