Viver

Jogos de tabuleiro: os surpreendentes autores e títulos do distrito de Leiria

7 mai 2020 14:20

Comunidade de jogadores e criadores na região é cada vez mais activa e tem aprofundado as ligações internacionais

jogos-de-tabuleiro-os-surpreendentes-autores-e-titulos-do-distrito-de-leiria
Yínzi, dos autores Costa e Rôla, da Marinha Grande
DR

Rôla e Costa (José Carlos Santos e Luís Costa) trabalham em dupla, residem na Marinha Grande e são autores de três jogos de tabuleiro que chegaram à fase comercial: Yínzi, The Shining Ming Dynasty inspira-se no comércio de prata entre a China, a Europa e as Américas, foi editado pela alemã Spielworxx e ocupa a posição 3.347 entre 19.000 títulos de todo o mundo cotados no ranking geral do site BoardGameGeek (BGG).

Os jogadores assumem o papel de mercadores responsáveis por fomentar diferentes regiões da China, ao longo dos últimos 200 quilómetros do rio Yangtzé, no final da dinastia Ming (século XVII). Gerem plantações, vendem nos mercados rurais e urbanos, desenvolvem matérias-primas, constroem fábricas e redes de transportes e fornecem bens aos navios disponíveis no porto (2 a 4 jogadores, 100 a 180 minutos de tempo de jogo, maiores de 12 anos).

Leia também: "Stephens: o próximo negócio é um jogo de tabuleiro"

6 Castelos, Rôla e Costa, 2019

Também em 2019, com a editora  Pythagoras, de Pombal, lançaram 6 Castelos (ranking 8.598 no BGG, 2 a 4 jogadores, 30 a 60 minutos, maiores de 8 anos), em que os jogadores lideram uma caravana de homens e mulheres e transportam alimentos e ferramentas numa jornada de seis dias até Penamacor, Sabugal, Sortelha, Monsanto, Penha Garcia e Idanha. Os objectivos são construir os respectivos castelos e extrair riqueza da terra para tornar o reino de Portugal no mais poderoso de toda a História.

Café, Rôla e Costa, 2020

Também pela Pythagoras, mas previsto para Setembro, Café (1 a 4 jogadores, 20 a 45 minutos, maiores de 8 anos) tem como cenário o reinado de D. João V, no século XVIII, e as rotas do café com ligação ao Brasil, São Tomé e Príncipe, Angola e Timor. Os jogadores representam companhias em toda a cadeia de valor, da plantação ao consumo, com o objectivo de criar e controlar o melhor circuito de produção e distribuição. O jogo retrata 23 cafés históricos em Portugal.

Madeira, Paulo Soledade e Nuno Sentieiro, 2013

Mas os autores do distrito de Leiria com mais currículo são Paulo Soledade e Nuno Sentieiro, de Leiria, que já criaram jogos como Madeira, em que os jogadores competem pelo desenvolvimento económico da ilha e pelo reconhecimento da coroa portuguesa (ranking 348 no BGG), Panamax, em que os jogadores controlam empresas de transportes marítimos a operar na Zona Franca de Colón com recurso ao Canal do Panamá (574 no BGG) ou Nippon, que leva os jogadores ao Japão do período Meiji para gerirem os destinos de grandes conglomerados industriais, os chamados Zaibatsu (291 no BGG), além de outros títulos, como Arraial, Reis de Portugal, I Love Portugal ou La Stanza. Trabalham sobretudo com a editora What's Your Game, que tem sede em Leiria.

Panamax, Paulo Soledade e Nuno Sentieiro, 2014

Fundada em Pombal, a editora Pythagoras é gerida por David M. Santos-Mendes, que é autor do jogo de tabuleiro Quinto Império, em que os jogadores encarnam uma personagem da História de Portugal (Afonso Henriques, Luís de Camões, D. Maria II ou Amália Rodrigues) e negoceiam mercadorias e riquezas através de portos comerciais com o objectivo de construírem o maior número de monumentos nacionais portugueses. David M. Santos-Mendes também criou puzzles educativos e jogos de cartas, entre eles Aljubarrota – The Royal Battle, sobre a batalha de 1385. Quanto a jogos de tabuleiro, a Pythagoras lançou Quinto Império, 6 Castelos (Rôla e Costa) e Garum (Ricardo Jorge Gomes) e em 2020 tem duas edições agendadas: Café (Rôla e Costa) e Rossio (Orlando Sá).

Por fim, referência para a Sportabble Box, de Gil Carpalhoso, de Leiria, um jogo de tabuleiro que tira os jogadores do sofá com propostas de desafios de destreza, força ou mímica.