Desporto
Joaquim Ribeiro é o novo director-geral da União de Leiria SAD
Nos últimos três anos, Joaquim Ribeiro foi o presidente do FC Vizela, Futebol SAD
A União de Leiria SAD apresentou Joaquim Ribeiro, antigo presidente do FC Vizela SAD, como o novo director-geral da estrutura.
Em comunicado de imprensa, o novo dirigente afirma que foi com “orgulho” que aceitou o convite do presidente Nélio Lucas, uma vez que se revê “no projecto ambicioso” desenhado para o emblema.
“Acredito que, com trabalho, transparência, União e o apoio de todos - sócios, adeptos, forças vivas da cidade e da região - vamos elevar o clube aos mais altos patamares”, refere, citado em comunicado de imprensa.
Aos 52 anos, Joaquim Ribeiro dedica-se há quatro décadas ao futebol, enquanto jogador e agente FIFA, além de possuir uma vasta experiência na gestão de empresas, explica o clube no mesmo documento.
Nos últimos três anos, assumiu a presidência da FC Vizela, Futebol SAD, de onde se despediu no final da última época.
Relativamente ao plantel para a próxima época, as novidades continuam a surgir e Sema Velázquez é o mais recente jogador a assinar contrato com o clube de Leiria. O defesa venezuelano, de 34 anos, chega do FC Alverca e assina por uma temporada, com mais uma de opção.
No currículo, conta com passagens pelo Santa Clara e FC Arouca, além da experiência em clubes do estrangeiro (Venezuela, Paraguai, México e Espanha) e ainda participação em competições como a Copa América (2016 e 2021), Sudamericano U20 e Mundial U20.
Hoje foi também confirmada a renovação de Martim Ribeiro, por mais duas temporadas (2017). Aos 19 anos, o avançado natural de Porto de Mós chegou à União de Leiria em 2019/2020 para integrar os iniciados e, desde então, tem evoluído e conquistado espaço na equipa principal.
Em 2022/23 fez história ao tornar-se o mais jovem de sempre a ser titular e a marcar pela União de Leiria e, na temporada seguinte, de regresso aos campeonatos profissionais, foi um dos atletas mais jovens a somar minutos na Liga 2. No último ano, ajudou a equipa de juniores a regressar à primeira divisão.