AUTÁRQUICAS 2021

João Paulo Cardoso e Manuel Sousa candidatam-se a Óbidos pelo Bloco de Esquerda

7 jun 2021 10:56

BE quer devolver concelho aos residentes, ao mesmo tempo que acolhe os visitantes

joao-paulo-cardoso-e-manuel-sousa-candidatam-se-a-obidos-pelo-bloco
João Paulo Cardoso e Manuel Sousa
DR

Pela Transparência e Participação é o lema do Bloco de Esquerda (BE) para as eleições autárquicas no concelho de Óbidos.

João Paulo Cardoso, independente, técnico de Justiça Principal, no Ministério Público, do Tribunal de Caldas da Rainha, 62 anos, licenciado em Direito – Ciências Jurídico - Políticas pela FDUL, candidata-se à presidência da autarquia pelo partido.

Reside nas Caldas da Rainha.

“Candidato-me porque vejo que Óbidos precisa de recuperar a estabilidade, defender o ambiente, promover a igualdade e a qualidade de vida. Defender a transparência. Aproximar a política dos cidadãos.”

Já a lista à Assembleia Municipal é liderada por Manuel Sousa, 59 anos, com formação na área da Jardinagem, trabalhou na Indústria do betão e em Nutrição Animal, e está actualmente desempregado.

Reside em Óbidos desde 1981.

“Nos últimos quatro anos, o Bloco de Esquerda, na Assembleia Municipal, foi a voz que defendeu políticas justas e necessárias para a generalidade da população do concelho de Óbidos. Candidato-me para continuar esse trabalho, para ser a voz dos de baixo.

Em comunicado, os candidatos referem que o "concelho de Óbidos precisa de se libertar das amarras clientelistas e passar a ter uma gestão autárquica mais transparente e participativa, que passe a tratar as pessoas como cidadãos de plenos direitos e não apenas como meros residentes ou visitantes".

O BE quer promover empregos de qualidade, fixar novos residentes e acolher visitantes sem esquecer os residentes.

Entre as medidas específicas aponta a redução da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI); fortalecimento e articulação dos transportes públicos municipais com os concelhos vizinhos; requalificação dos  espaços verdes e promoção da preservação de biodiversidade com interligação à lagoa de Óbidos; criação de um centro de interpretação histórico e roteiro turístico no concelho; recuperação das aldeias e da cidade romanas de Eburobrittium, tornando-as visitáveis.