Sociedade

João Moleira: “Quase todas as notícias que damos são más”

10 ago 2017 00:00

Particularmente sensibilizado com notícias sobre maus tratos e condições de vida difíceis de crianças e idosos, o jornalista gostava de noticiar a cura para o cancro ou a vacina contra a Sida

joao-moleira-quase-todas-as-noticias-que-damos-sao-mas-6959
Daniela Franco Sousa

Que impressão lhe proporcionou a visita a Leiria?

A visita foi curta, mas muito intensa e fiquei agradavelmente surpreendido com as pessoas. As pessoas são muito simpáticas e têm necessidade de nos ver e de sentir a televisão mais próxima delas. Fui muito bem recebido. Não ia a Leiria há muito tempo. Tenho amigos de Leiria, mas que estão a viver em Lisboa. Por isso, não tenho por hábito ir até lá. A última vez que o fiz foi em 2009, para o campeonato da Europa de atletismo por equipas, no Estádio Magalhães Pessoa

Portugal continua a ser Lisboa e o resto paisagem?

Não, não faço essa leitura. E se alguém a fez está completamente errado. Portugal é muito mais do que Lisboa. De Junho a Outubro estamos precisamente a provar isso. A SIC está todas as sextas-feiras ns capitais de distrito a mostrar às pessoas que elas não estão esquesão apenas um número quando olhamos para audiências. É preciso estar próximo dessas pessoas. E cada vez que saímos de Lisboa - e contra mim falo, porque raras vezes saio quer profissionalmente quer até do ponto de vista pessoal, devia sair mais – encontramos coisas maravilhosas fora das cidades, em todos os distritos.

Há alguma coisa que o tenha surpreendido particularmente nesta região? Surpreendeu-me muito o passeio que fiz até ao Castelo de Leiria e gostei muito do jantar. Comi como não comia há muito tempo. A gastronomia local é maravilhosa.

O que aprendeu com a imprensa regional que tenha transportado para a televisão? Quase tudo. Eu comecei por trabalhar na imprensa regional. Primeiro em jornais e depois na rádio, antes de chegar à televisão em 1999. Tenho seis anos de imprensa regional e, para mim, foi a melhor escola. Mais do que a universidade, onde supostamente se aprende.  

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
SAIBA COMO