Desporto

João Ferreira sobe ao pódio na primeira ronda da Taça do Mundo de Bajas

10 fev 2024 10:51

Atleta de Leiria vence etapa e alcança segundo lugar na prova

joao-ferreira-sobe-ao-podio-na-primeira-ronda-da-taca-do-mundo-de-bajas

A dupla João Ferreira e Filipe Palmeiro garantiu esta manhã o segundo lugar na geral, na primeira ronda da Taça do Mundo de Bajas, depois de vencer a segunda e derradeira etapa da Saudi Baja Ha’il.

O piloto de Leiria João Ferreira apostou este ano em marcar presença na primeira ronda, depois de no ano passado ter terminado a competição organizada pela FIA no terceiro lugar.

Diante de adversários mais experientes, o jovem "demonstrou o potencial que todos lhe reconhecem vencendo a especial de hoje com uma confortável vantagem que, por pouco, não lhe deu a vitória na prova", refere uma nota de imprensa.

João Ferreira recuperou mais de seis minutos para o líder e terminou a apenas 38 segundos do saudida, Yazeed Al Rahji.

“A sensação é incrível. Partimos para esta prova com ambições muito claras de evoluir a nossa condução em dunas com o MINI. Ontem sofremos um pouco com uma má escolha de Setup dos amortecedores, mas percebemos rapidamente que podíamos ter feito muito melhor. Hoje a equipa fez um trabalho incrível, o Filipe voltou a estar a grande nível na navegação e conseguimos fazer uma especial de grande qualidade, que nos orgulha muito e que quase dava para voltarmos a Portugal com um triunfo. Acima de tudo, regressamos a casa com o trabalho a que nos propusemos realizar e isso é mesmo o mais importante”, explicou o piloto de 24 anos que, recentemente, terminou o Dakar 2024 na quinta posição da categoria SSV, citado no comunicado.

O Hail Toyota International Rally, como é denominada oficialmente a Saudi Baja Ha’il foi a primeira ronda da Taça do Mundo que passará por Portugal, em meados de Outubro, a quando a realização da Baja Portalegre 500, prova que João Ferreira venceu nos últimos dois anos.

Para este ano, João Ferreira tem como ambição principal, o triunfo no Campeonato do Mundo de Todo-o-Terreno (W2RC), não descartando uma participação mais regular nesta exigente Taça do Mundo de Bajas.