Desporto
João Ferreira encerra Dakar com 18.º lugar na geral
Piloto promete voltar em 2027 com o mesmo objectivo deste ano: a vitória
João Ferreira e Filipe Palmeiro encerraram hoje o Dakar 2026 com o sétimo lugar na última etapa, numa especial mais curta e descontraída, que permitiu desfrutar da condução após duas semanas extremamente exigentes.
No final, João Ferreira concluiu o Dakar na 18.ª posição da classificação geral.
Com o objectivo de levar o Toyota Hilux até à meta final, os pilotos souberam aproveitar a jornada para terminar o rali com boas sensações, confirmando a evolução demonstrada ao longo da prova mais dura do calendário mundial.
“No último dia já deu para desfrutar um pouco mais. Foi uma etapa divertida, sem pressão, e sabe sempre bem terminar o Dakar com um bom resultado. Agora o pensamento já está no Dakar 2027. Quero voltar com os mesmos objectivos deste ano: vencer. É assim que encaro todas as corridas em que participo e será assim em todas até lá. Este Dakar deu-nos muita experiência e confirmou que estamos no caminho certo”, afirmou João Ferreira, piloto oficial da Toyota Gazoo Racing South Africa, citado numa nota de imprensa.
Segundo o comunicado, depois de uma edição intensa do Dakar Rally concluída, que abriu a temporada do FIA World Rally-Raid Championship (W2RC) 2026, o campeonato prossegue com quatro rondas adicionais distribuídas por quatro continentes, refletindo a sua ambição global.
A segunda etapa será o BP Ultimate Rally-Raid Portugal, agendado de 17 a 22 de Março em território português, servindo de principal prova europeia antes da transição para a América do Sul com o Desafío Ruta 40 na Argentina de 24 a 29 de Maio.
No Outono, a caravana do W2RC desloca-se ao Rallye du Maroc de 28 de Setembro a 3 de Outubro, antes de concluir a temporada no Abu Dhabi Desert Challenge, agora marcada para 22 a 27 de Novembro nos Emirados Árabes Unidos pela primeira vez como prova final do campeonato.