Desporto

João Colaço: vulcões, vertigens e calor numa loucura de corrida

22 out 2015 00:00

Atleta da Marinha Grande participa na Diagonale des Fous, que começa hoje, às 19 horas portuguesas, na ilha Reunião

joao-colaco-vulcoes-vertigens-e-calor-numa-loucura-de-corrida-2304

Quando, no ano passado, o site da Red Bull decidiu nomear as oito mais duras provas do planeta, a Diagonale des Fous – em português a diagonal dos loucos – não foi esquecida.

“O nome diz tudo. São 164,6 quilómetros sem parar de correr, com 9.917 metros de desnível positivo. A isso, adicione o clima tropical, a chuva forte, a espessa neblina, o calor extremo e a rocha vulcânica que pode ser muito dolorosa para quem corre."

É fácil, pois, perceber por que tem a prova um estatuto mítico. "Se é propenso a vertigens escolha outra corrida, porque algumas secções vão assustá-lo de morte”, dizia um atleta experimentado naquela competição.

Estamos a falar de uma ultra-maratona na ilha Reunião, território francês perdido no Oceano Índico, 800 quilómetros a Este de Madagáscar. Rica em montanhas, praias, lagos e actividade sísmica, tem no Piton de la Fournaise um dos vulcões mais activos do Mundo.

É lá que Djibril Cissé passa os seus últimos dias enquanto futebolista profissional, ao serviço do poderoso Saint-Pierroise, e também será lá que João Colaço se apresenta para o próximo grande desafio, só ao alcance de um grande maluco. 

Leia mais na edição impressa ou faça registo e descarregue o PDF gratuitamente