Saúde

JCI reconhece excelência e qualidade ao Centro Hospitalar de Leiria

16 nov 2015 00:00

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) anunciou hoje a acreditação integral das suas três unidades pela excelência e qualidade dos cuidados de saúde prestados, reconhecida pela Joint Commission International (JCI).

jci-reconhece-excelencia-e-qualidade-ao-centro-hospitalar-de-leiria-2471

Em comunicado, o CHL informa que após um processo de auditorias realizadas nos meses de Julho e Novembro, a agência de acreditação internacional em Saúde reacreditou o Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, e acreditou pela primeira vez o Hospital Distrital de Pombal (HDP) e o Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO).

“Somos inequivocamente uma referência regional e nacional pela qualidade do trabalho que efectuamos, mais eficiente, humanizado, mais seguro e que merece a confiança dos cidadãos”, afirma Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do CHL.

Segundo este responsável, “se era um desafio difícil a renovação da acreditação do HSA, pelo grau de exigência da JCI e pela dimensão e complexidade do hospital, para o HDP e HABLO ninguém imaginava que pudessem fazer este percurso pouco tempo após a sua integração com Leiria”.

“Eram dois hospitais que atravessavam problemas e dificuldades complicadas, e que hoje, graças a uma gestão rigorosa e a um projecto estratégico, estão acreditados e reconhecidos por uma entidade internacional de enorme prestígio”, acrescenta.

A JCI é uma agência de acreditação internacional, a mais reputada e simultaneamente a mais exigente mundialmente, que acredita instituições de saúde, através da verificação e avaliação de procedimentos e instalações, que devem cumprir as normas internacionais em vigor nos melhores hospitais do mundo, tendo como fim último a prestação dos melhores cuidados ao doente, lê-se ainda no comunicado.

As áreas abrangidas pela acreditação da JCI são Acesso e continuidade dos cuidados, Direitos do doente e da família, Avaliação do doente, Cuidados prestados ao doente, Educação do doente e da família, Melhoria da qualidade e segurança do doente, Prevenção e controlo da infecção, Governação, chefias e direcção, Gestão e segurança das instalações, Qualificações e formação do pessoal, Gestão da comunicação e da informação, Cuidados anestésicos e cirúrgicos e Gestão e utilização da medicação.