Sociedade

Javalis preocupam PSD em Figueiró dos Vinhos

13 mai 2020 15:55

Oposição pede ao Município que actue com urgência para travar prejuízos. Os javalis, alegadamente, já invadem a vila

javalis-preocupam-psd-em-figueiro-dos-vinhos
Sociais-democratas defendem esperas para controlo da população
DR

Um “aumento descontrolado da população de javalis”, que está a preocupar “produtores e proprietários rurais”, penalizados por “avultados e crescentes prejuízos”, denuncia o PSD de Figueiró dos Vinhos, que vê neste caso uma potencial ameaça à saúde pública e à segurança rodoviária.

O vereador Filipe Silva (PSD) recomenda ao executivo (PS) liderado por Jorge Abreu na Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos que actue “com urgência”.

“Estes animais invadem os lugares, destruindo as culturas, as hortas, os quintais e a agricultura de subsistência de muitas famílias”, refere o comunicado dos sociais-democratas enviado esta quarta-feira às redacções.

Segundo vários munícipes com quem falámos, estamos perante o aumento exponencial de javalis que de forma avassaladora irrompe todos os dias pelas povoações, já há casos assinalados na própria vila, deixando atrás de si um rasto de destruição e de prejuízos”, lê-se no documento.

Estamos perante situações de superpopulação que podem vir até a constituir uma ameaça para a saúde pública por se revelarem um meio de fácil transmissão de doenças, como a tuberculose, a triquinose ou, mais grave ainda, a peste suína africana. A juntar a isto há a segurança rodoviária que também é preciso acautelar. Muitos acidentes são causados por javalis que atravessam inesperadamente as estradas”, alerta o PSD.

Para o partido na oposição, “é urgente tomar medidas”. Ou seja, “segundo as associações de caçadores, está na altura de fazer as esperas, porque é quando os animais começam a procurar novas culturas”.

Reforçam os sociais-democratas que “a Câmara Municipal deve, com urgência, chamar o assunto a si e em articulação com as entidades competentes e as associações de caçadores delinear estratégias para a elaboração de um plano rápido de redução e controlo da população de javalis, respeitando, naturalmente, a legislação ambiental e os requisitos de protecção da natureza e da própria espécie”.