Sociedade

Jardim da Almoinha abre no próximo dia 22

14 mai 2019 00:00

A abertura do parque verde será um dos pontos altos das comemorações do Dia do Município de Leiria, que se assinala no próximo dia 22.

jardim-da-almoinha-abre-no-proximo-dia-22-10268

Prometido há 25 anos, o Jardim da Almoinha é, finalmente, uma realidade. O novo parque verde, que custou cerca de 2,1 milhões de euros, vai abrir ao público no próximo dia 22, Dia do Município de Leiria.

A obra contemplou a plantação de de 547 novas árvores e de quase 1.900 novos arbustos e a criação de uma área de prado de quase 23 mil metros quadrados. O projecto incluiu ainda a construção de um espelho de água, de um lago artificial, de uma anfiteatro ao ar livre, de um parque infantil e de uma ludoteca e a reabilitação da ribeira do Amparo.

A abertura do Jardim da Almoinha será uma dos momentos altos das celebrações do Dia do Município. As comemorações começam com a sessão solene, a realizar no Teatro José Lúcio da Silva, pelas 10 horas, que terá como orador convidado Carlos Monjardino, presidente da Fundação Oriente. Haverá ainda intervenções dos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Raul Castro e António Sequeira, respectivamente, e de Fernando Costa, vereador do PSD.

Durante a sessão solene, a Autarquia irá também homenagear personalidades e empresas do concelho, com a entrega de distinções honoríficas.

O programa comemorativo do Dia do Município inclui ainda o descerramento de uma escultura de homenagem ao Polícia Sinaleiro na rotunda junto à Fonte Luminosa. Esta cerimónia está marcada para as 15 horas.

Meia hora depois, será feita a abertura do Jardim da Almoinha, assinalada com actividades espalhadas por este novo espaço verde, que se prolongam até às 18:30 horas. O programa abrirá com o espectáculo O Rapaz Apaixonado, apresentado pela Academia de Ballet e Dança Annarella, seguindo-se uma actuação musical do Orfeão de Leiria. A partir das 17 horas, haverá demonstrações de actividades desportivas a cargo do Trampolins Clube de Leiria, do Ginásio Club Acrotum e do Ginásio Phive. O espectáculo final estará a cargo da SAMP.